Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Secretaria do Trabalho vai abrigar a Sala do Empreendedor

Secretaria do Trabalho vai abrigar a Sala do Empreendedor

• Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 09h07

Entidades envolvidas no projeto dão o aval para que a Secretaria do Trabalho receba a estrutura e passe a ser a sede da Sala em Londrina

Em reunião na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), nessa segunda-feira (15), as entidades envolvidas no projeto da Sala do Empreendedor deram o aval para que a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) se torne a nova casa da Sala em Londrina. Além da ACIL e da SMTER, participaram do encontro o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Paraná e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), que hoje faz a gestão da Sala do Empreendedor.

Nova sede Sala Empreendedor SMTER 2

A conversa fez parte da sequência de agendas da SMTER com todos os atores envolvidos no desenvolvimento e estruturação da Sala, que opera desde 2010, e é a principal ferramenta de atendimento aos mais de 30 mil microempreendedores individuais (MEIs) da cidade. Já foram ouvidos todos os sindicatos, representantes da sociedade civil e do poder público que contribuíram de alguma forma ao longo desses mais de dez anos de atividade.

A Sala, atualmente, está sediada no piso térreo da Prefeitura e passará para a sede da Secretaria do Trabalho, na rua Pernambuco, 162. Com entendimento do poder público de que as atribuições da Secretaria do Trabalho estão diretamente ligadas aos serviços oferecidos pela Sala e com o apoio das entidades consolidado, o segundo passo é dar andamento de forma ágil às questões burocráticas e preparar a estrutura física para receber a Sala do Empreendedor.

A presidente da ACIL, Marcia Manfrin, elogiou o empenho do poder público e dos parceiros em elevar o nível da Sala do Empreendedor. “Ficamos muito contentes em ver as forças da cidade convergindo para tornar a Sala uma referência. Vemos com muito bons olhos toda mudança que tenha um impacto positivo na cidade e, ao receber todos esses amigos para essa conversa, temos certeza de que estamos somando forças para construir um local onde o empresariado encontre todas as soluções de que precisa. O desenvolvimento da cidade passa por uma Sala do Empreendedor forte e ainda mais atuante”, frisou a presidente.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, elencou as vantagens em trazer a Sala para a Secretaria. “Estamos em uma posição estratégica, ao lado do terminal; temos os agentes de fomento que podem fazer com que os recursos necessários para início de atividade ou expansão dos negócios chegue ao pequeno empresário; poderemos, a partir do treinamento dos nossos servidores por parte do Sebrae, identificar entre os trabalhadores que vão à Secretaria em busca de emprego quem tem o perfil empreendedor e municiar esse cidadão com ferramentas, informações, cursos, formalização e capital para se desenvolver; dessa forma, teremos uma cadeia completa de incentivo ao empreendedorismo sustentável na cidade”, explicou.

Santos também destacou o papel dos parceiros nesse processo. “Na Secretaria do Trabalho, temos como essência o atendimento ao público. Aliando nossos serviços com a expertise da Codel na gestão da Sala, com o conhecimento e a orientação dos excelentes consultores do Sebrae, com o envolvimento direto e o apoio institucional da ACIL e de todos os outros envolvidos e com uma a campanha de divulgação maciça dessa ferramenta tão importante, estamos convictos de que faremos a melhor Sala do Empreendedor do Paraná”, garantiu o secretário.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, reforçou esse otimismo. “Temos certeza de que, juntos, vamos transformar a realidade do micro e pequeno empreendedor e também chegaremos ao grande empresário. O futuro que vamos construir, desde já, envolve entregar um espaço no qual o empresário se sinta acolhido, tenha acesso a tudo que o ajude a prosperar e conte com um suporte multidisciplinar dentro da Sala do Empreendedor”, projetou Ubiratan.

Participaram também da reunião o superintendente da ACIL, Rodrigo Geara e o diretor da entidade, Fabrício Salla; os consultores do Sebrae Sérgio Osório e Liciana Pedroso; a diretora administrativa financeira da Codel e gestora da Sala do Empreendedor, Lilian dos Santos, a assessora de executiva da Codel, Roberta Zulin, e o gerente de qualificação da Secretaria do Trabalho, Cesar Makiolke.

Texto Emerson Dias