Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Assinada a ordem de serviço para a revitalização do Bosque Central

Assinada a ordem de serviço para a revitalização do Bosque Central

• Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 11h47

As obras começam na próxima semana e o prazo de entrega é de 150 dias

Foi assinada, nesta terça-feira (9), a ordem de serviço para o início das obras de revitalização do Bosque Central de Londrina “Marechal Cândido Rondon”. A partir de hoje, a empresa responsável – San Pio Construtora Eireli – inicia a implantação do canteiro de obras, sendo que a execução dos trabalhos começará daqui a uma semana. A previsão é de que os serviços estejam concluídos em até 150 dias.

ordem serviço bosque VH 2Entre as melhorias a serem realizadas, estão a reforma da parte interna, que receberá novos bancos e mesas, equipamentos para exercícios, pista de caminhada e corrida, piso tátil e rota para bicicletas. Além disso, o Bosque terá um novo parquinho, pista de skate, espaço pet e quadra poliesportiva, assim como iluminação em LED, incluindo luzes cênicas no interior das áreas arborizadas, que vão criar uma nova atmosfera visual. Nos cruzamentos da Rua Piauí com as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro, serão instaladas travessias elevadas, que interligarão o Bosque às praças Sete de Setembro e Primeiro de Maio.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, explicou que o objetivo da revitalização é que o Bosque fique mais bonito, agradável e seguro, voltando a ser um espaço de convívio da população. “Nós estamos resgatando um patrimônio histórico e afetivo da cidade de Londrina, com o objetivo de que volte a ser um cartão postal e um ponto de encontro dos londrinenses. O projeto é bonito e moderno e, no futuro, o Bosque poderá inclusive receber food trucks e sediar eventos. Graças aos investimentos em iluminação e à mudança nos traçados dos caminhos, a região também vai ficar mais segura”, disse.

ordem serviço bosque VH 3

Nas últimas semanas, a Prefeitura realizou diversas reuniões com a San Pio Construtora Eireli, para inteirar a empresa sobre todos os detalhes do projeto e alinhar o cronograma de execução. Segundo o engenheiro e diretor de obras da San Pio, Sérgio Silva, os trabalhos serão conduzidos de modo a causar o menor impacto possível à população. “Não estão previstas interdições no trânsito da região. Será feita, apenas, a sinalização para garantir a segurança dos trabalhadores, de forma seccionada e pontual”, afirmou.

O valor investido nas obras é de cerca de R$ 2,9 milhões, sendo de R$ 2,5 milhões para as melhorias relativas ao mobiliário urbano e a iluminação cênica, e de R$ 410 mil para a iluminação viária e ornamental.

Projeto – A revitalização, que visa respeitar as características originais do espaço ocupado pelo Bosque Central, será feita de acordo com o projeto elaborado pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Londrina (IPPUL). Para conferir mais detalhes sobre a iniciativa, clique aqui.

ordem serviço bosque VH 5

Nova iluminação – A Sercomtel Iluminação será a responsável pela nova iluminação do Bosque. Todo o projeto, orçado em aproximadamente R$ 410 mil, prevê a modernização da iluminação no padrão LED e a instalação de 48 novos postes de 5 metros de altura, 42 projetores e a instalação de modelos metálicos de 5 metros com luminárias na forma de “pétalas”.

“Com a luminária do tipo pétala, no máximo os pombos conseguem pousar em cima, e a sujeira que possa ficar ali não prejudica o resultado da iluminação”, explica o presidente da empresa, Claudio Tedeschi.

A iluminação da quadra de esportes também será modernizada, com a substituição das luminárias. Por outro lado, serão instalados três postes de 12 metros de altura no “Zerinho”.

Além da iluminação de passeio, nos caminhos internos também haverá projetores voltados para as áreas de vegetação, “com o intuito de clarear todo o bosque e inibir possíveis problemas de criminalidade”, esclarece Tedeschi. Já no entorno do bosque serão mantidos os postes com os globos, para manter a identidade visual do centro da cidade. Estes postes e os globos, porém, serão revitalizados pela Sercomtel Iluminação.

Num segundo momento, a pedido do IPPUL, no Zerinho serão colocados projetores no padrão RGB, pois ali será um local de permanência, onde está previsto espaço para food-trucks, inclusive.

Texto Ulisses Sawczuk