Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Secretaria de Recursos Humanos anuncia novas ferramentas para uso dos servidores

• Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 15h10

Conforme a secretária Julliana Bellusci, a pasta estará mais próxima dos secretários para orientá-los e permitir que os trabalhos na administração sejam mais alinhados

Com o objetivo de fortalecer a divulgação de informações e aperfeiçoar a gestão de pessoas na Prefeitura de Londrina, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) está desenvolvendo novos canais de comunicação e ferramentas de trabalho. A iniciativa foi anunciada esta semana, em encontro que apresentou os novos titulares do secretariado na segunda gestão do prefeito Marcelo Belinati.

RH apresenta Secretarios ED 2

No encontro, que ocorreu no auditório da Prefeitura na segunda-feira (18), os secretários presentes receberam as boas-vindas, além de instruções breves sobre a estrutura da administração. Para a sequência deste novo mandato, um dos objetivos da SMRH é aprimorar a gestão interna e fortalecer as relações institucionais do Município.

De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, a SMRH estará mais próxima dos secretários para orientá-los e permitir que os trabalhos de cada pasta sejam feitos de forma mais alinhada. “Atuando mais unidos, inter-relacionados, os objetivos institucionais da Prefeitura podem ser alcançados mais facilmente, proporcionando mais eficácia na articulação dos planejamentos para as tomadas de decisões”, apontou.

Dentro desse alinhamento, na próxima terça-feira (26), haverá a primeira reunião on-line do projeto “RH Itinerante”, exclusivo para os secretários e ocupantes de cargos de chefia. Conduzida pela SMRH, a reunião deve contar com representantes de cada secretaria e órgão municipal.

RH apresenta Secretarios ED 3

Os participantes, indicados pelos titulares das pastas, vão receber orientações sobre as regulamentações em vigor voltadas ao ambiente de trabalho. “Em especial, vamos abordar a questão da pandemia e quais as medidas vigentes, importantes para prevenir o contágio e garantir o bom andamento das atividades. Nosso intuito é promover outros encontros como esse, nos antecipando às dúvidas e evitando possíveis problemas”, frisou a secretária.

Segundo Bellusci, o objetivo é instruir os titulares e frisar que, dentre os diversos desafios da administração municipal, existe a gestão de pessoas. “Sabemos que liderar equipe não é uma tarefa fácil, existem diversas dificuldades na rotina, e no âmbito público tudo dever ser feito dentro de normas e da legalidade. Londrina tem cerca de dez mil servidores municipais, entre todas as secretarias e órgãos vinculados ao Município, sem contar cargos temporários e estagiários, e mais de 170 tipos de cargos existentes. Portanto, quando há mais proximidade do RH com as secretarias, e as pastas trabalham juntas, a comunicação interna melhora e as metas são atingidas de maneira mais célere”, completou.

Novo aplicativo – Também no encontro de boas-vindas, foi anunciada a criação de uma plataforma com acesso rápido a informações relacionadas a Recursos Humanos. O site ou aplicativo será liberado para uso por todos os servidores, e a SMRH pretende lançar ainda neste semestre. O projeto está sendo desenvolvido com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da SMPOT.

“A ferramenta terá navegação simples, contendo banco de dados e conteúdos bem organizados. Permitirá envio de notificações e consultas individuais sobre questões internas da Prefeitura. O acesso centralizado, disponível via smartphone, facilitará o acesso a informações que muitas vezes são publicadas em outros locais, como a legislação no Jornal Oficial, por exemplo”, informou Bellusci.

A ideia surgiu a partir de um aplicativo utilizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, visto pela secretária. “Achei interessante o modelo e mostrei ao prefeito, que gostou da proposta e autorizou que trabalhássemos no projeto. Estamos elaborando, inclusive já consideramos outro modelo similar, do governo do Paraná, e será uma ferramenta disponível em breve. Queremos oferecer o que tiver de melhor aos servidores municipais de Londrina”, concluiu.

Durante a apresentação aos titulares, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, parabenizou a iniciativa e afirmou que um dos grandes desafios da atual gestão é melhorar, ainda mais, a qualidade do trabalho que já vinha sendo realizado nos últimos quatro anos. “A população não espera nada menos que avanços nas políticas públicas e serviços prestados. E o prefeito Marcelo, juntamente com toda sua equipe de secretários e dirigentes, se esforça muito para fazer a cidade crescer, se desenvolver e entregar uma gestão de qualidade. Nesse sentido, temos uma composição de secretariado hoje muito forte, capacitada e competente para exercer funções de grande importância, com ética, responsabilidade e profissionalismo”, enfatizou.

Texto Renan Oliveira