Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Fórum Desenvolve lança Manual de Indicadores e Pesquisa de Percepção
Início do conteúdo da página

Fórum Desenvolve lança Manual de Indicadores e Pesquisa de Percepção

  • Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 14h29
  • Acessos: 695
imagem sem descrição.

Evento on-line acontece amanhã, às 8h30; Resultados estarão disponíveis para download no site da entidade

 

O Fórum Desenvolve Londrina lançará amanhã (17), às 8h30, a 14ª edição do Manual de Indicadores de Desenvolvimento e a IX Pesquisa de Percepção da População sobre a Cidade de Londrina. Os materiais serão apresentados em um evento on-line transmitido pelo canal da entidade no Youtube e também na página do Facebook. A participação é aberta a todos os interessados e a comunidade poderá interagir por meio de um chat. Ao final do lançamento, os estudos estarão à disposição para download no site do Fórum Desenvolve Londrina.

O Manual de Indicadores 2020 e a Pesquisa de Percepção deste ano envolveram cerca de 50 pessoas, incluindo os membros do Fórum e um instituto de pesquisa contratado pela entidade para auxiliar na elaboração do segundo documento. Eles foram realizados entre os meses de setembro e novembro. Além disso, o estudo detalhado realizado anualmente pela entidade segue o tema Retenção de Talentos, Geração de Emprego e Renda, que foi escolhido com base nos resultados dos indicadores de 2019. Esse trabalho está sendo finalizado e será entregue em março de 2021.

Segundo a presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Cláudia Romariz, o conteúdo do Manual de Indicadores e da Pesquisa de Percepção subsidia outros documentos, como o MasterPlan e os levantamentos realizados pelo Sebrae sobre o ecossistema de inovação da cidade. “Estamos vivenciando o surgimento de uma nova economia, marcada pela inovação, criatividade e disrupção. Para que Londrina possa se desenvolver nesse sentido, é preciso analisar as tendências do mercado e entender como reter a mão-de-obra qualificada na cidade. Os indicadores nos permitem compreender o panorama atual, contribuir para o planejamento estratégico e canalizar os esforços em uma determinada direção”, disse.

Para o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, os estudos contribuem para a formulação de políticas públicas essenciais para o município, voltadas ao progresso social e econômico. “Toda estratégia e plano de ação precisam ser baseados em dados que orientam o seu desenvolvimento. O trabalho do Fórum Desenvolve Londrina é essencial porque contribui para a articulação entre entidades públicas e privadas, cujas atividades promovem a atração de empresas, a geração de emprego e o fomento da economia londrinense”, destacou.

Manual de Indicadores – Composto por 60 indicadores referentes ao ano de 2020, o Manual é elaborado através de dados secundários, divididos em sete áreas: educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, tecnologia e economia. O objetivo do levantamento é estimular a participação da população na discussão e solução dos problemas da comunidade, por meio de um ambiente de parceria e cooperação. Através dos índices numéricos, é possível conhecer a situação econômica e social do município, obtendo um referencial que permite estabelecer parcerias, elaborar projetos e propor ações concretas para a melhoria das condições de desenvolvimento econômico e social.

O público-alvo – Assim como da Pesquisa de Percepção, o público-alvo são os vários segmentos da sociedade, incluindo lideranças empresariais, gestores públicos, instituições de educação e a população em geral. “Além de ser interessante para diversos públicos locais, o estudo cumpre um importante papel na atração de empresas para a cidade, pois as companhias pesquisam índices como qualidade de vida e presença de mão-de-obra qualificada nos municípios em que pretendem se instalar”, frisou Romariz.

Pesquisa de Percepção – Realizada anualmente, a Pesquisa de Percepção visa avaliar como os londrinenses interpretam vários indicadores e aspectos da cidade, incluindo a qualidade de vida e perspectivas para o futuro. É desenvolvida com a mesma metodologia, para possibilitar a comparação dos dados ao longo de um intervalo de tempo, de forma evolutiva.

Em 2020, o levantamento incluiu três questões sobre o tema Retenção de Talentos, Geração de Emprego e Renda. Elaborada entre setembro e outubro, a pesquisa foi realizada por meio de 600 entrevistas. Os participantes representam diferentes segmentos da população, divididos por renda, sexo, faixa etária, escolaridade e local de moradia.

Os questionários foram aplicados por pesquisadores treinados, através de abordagem direta – respeitando o distanciamento social e o uso de máscaras de proteção –, entrevistas telefônicas e meios digitais.  A análise e tratamento dos dados ocorreu por meio de software específico para a pesquisa quantitativa e, posteriormente, a base de dados foi transferida para o Microsoft Power Point para melhor visualização dos resultados.

O Fórum – Formado por representantes de 39 entidades públicas e privadas, o Fórum Desenvolve Londrina tem como foco viabilizar uma agenda voltada para o equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental de Londrina e região. O caráter da entidade é propositivo. Seus membros são voluntários e todas as suas ações são baseadas em dados e indicadores. Os estudos apresentados até agora renderam frutos, contribuindo para ações executadas tanto pela sociedade civil organizada quanto pelo poder público.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Cláudia Romariz, pelo telefone (43) 99987-9561.

 

Texto Ulisses Sawczuk

registrado em:
Fim do conteúdo da página