Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Luzes acesas abrem o Natal 2020 em Londrina

Luzes acesas abrem o Natal 2020 em Londrina

• Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 10h58

Respeitando todas as normas de segurança, a cidade está mais bonita e decorada para receber várias ações especiais em dezembro

Foi realizado, nesta terça-feira (1), o lançamento oficial da decoração natalina em Londrina. Por volta das 19h15, as luzes da grande árvore de Natal instalada no Lago Igapó II foram acesas para abrilhantar o início das festividades de fim de ano. Paralelamente, foram acionadas as outras nove árvores de natal iluminadas, que foram colocadas pela Prefeitura em diferentes regiões da cidade.

natal luzes VH 5

O lançamento ocorreu na avenida Higienópolis, em frente ao letreiro “Eu amo o Natal de Londrina” e com poucas pessoas presentes, a fim de evitar aglomerações. A noite ainda contou com o concerto itinerante da Orquestra de Metais de Londrina, do Instituto José Gonzaga Vieira, que percorreu a área do Lago levando música em cima de um caminhão-palco adaptado às regras de proteção contra a Covid-19.

Além de deixar a cidade mais alegre, bonita e colorida, o objetivo do LondriNatal 2020 é levar à população londrinense e visitantes mensagens de união, esperança, fé, amor, superação, força, resiliência e solidariedade. A programação de Natal está sendo realizada pela Prefeitura, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Segundo o prefeito, o espírito natalino está sendo mantido vivo em memória de quem perdeu a vida para o Coronavírus e seus familiares, bem como das pessoas que sofreram com a doença. “Também é preciso homenagear todos aqueles que lutaram para minimizar os impactos dessa pandemia. Não é possível ter atrações como a casa do Papai Noel e eventos maiores, mas temos as árvores iluminadas e outras decorações muito bonitas espalhadas pela cidade, além de apresentações e música. Acima de tudo, precisamos nos cuidar nesse momento difícil e emanar um pensamento positivo para que a vacina chegue logo e possamos sair dessa situação tão incômoda” disse.

natal luzes VH 2

O presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, fez o acendimento simbólico da árvore no Lago Igapó e destacou que a intenção principal é manter a chama do Natal presente na cidade. “No ano passado, tivemos um Natal muito lindo para o público e estimulante ao comércio, que aumentou suas vendas, e não poderíamos deixar a cidade sem nada que remetesse ao espírito natalino. A pandemia veio e precisamos readequar o planejamento inicial, pois ainda não sabíamos como estaria a situação econômica mais à frente. No entanto, não minimizamos esforços para que as famílias pudessem celebrar o Natal de alguma forma. Temos as árvores, programação cultural junto à ACIL, eventos drive-in e o público poderá aproveitar e registrar seus momentos”, afirmou.

natal luzes VH 4

De acordo com o presidente da ACIL, Fernando Moraes, após um ano com bastante dificuldades, os comerciantes aguardam o Natal de forma positiva. “As vendas e o funcionamento sofreram muito e todos nós sabemos. Com essa decoração, os eventos e a mobilização para um Natal adaptado à essa realidade, o comerciante vai se animar mais. As ações seguirão os cuidados necessários para que não aconteçam aglomerações. Teremos, por exemplo, um Natal itinerante com o Papai Noel em trio elétrico. Prefeitura, ACIL, CODEL e outros órgãos se empenharam muito e a expectativa é ótima para fechar o ano com um Natal muito próspero e de superação”, comentou.

natal luzes VH 3

Já o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, ressaltou a programação cultural e artística adaptada para 2020. “Mesmo com as restrições voltadas à segurança e saúde, o público contará com uma agenda interessante. São atividades voltadas tanto para o aniversário de 86 anos de Londrina como para celebrar o fim de ano. Teremos concerto musical de aniversário, a Orquestra de Metais circulando pela cidade, projeto de valorização dos prédios históricos como Biblioteca Municipal, Museu de Arte, sede da Cultura e Teatro Ouro Verde. Nos dias 10 e 11, também será feita uma projeção mapeada no prédio da Biblioteca, com show de luzes e imagens”, informou.

Mais detalhes sobre a programação do LondriNatal 2020 podem ser conferidos clicando aqui, e também no site da ACIL.

A Guarda Municipal (GM) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) acompanharam o momento de lançamento na região do Lago Igapó II, prestando suporte antes, durante e depois do momento de lançamento do Natal 2020.

natal luzes letreiro lago VH 5Árvores – Neste ano, dez árvores natalinas iluminadas estão instaladas em diferentes regiões do município. Além do Lago Igapó II, os enfeites estarão presentes nas avenidas Saul Elkind, Leste-Oeste, Santa Mônica e Ayrton Senna; praças da Bandeira (Calçadão), dos Três Poderes (Centro Cívico) e Serra das Laranjeiras (Jardim Bandeirantes); rotatória do Ginásio Moringão e Conjunto Cafezal. Também faz parte da decoração o letreiro “Eu Amo o Natal de Londrina” que, assim como no ano passado, foi colocado novamente na Avenida Higienópolis, entre os lagos Igapó I e II.

Texto Renan Oliveira