Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Sala Digital do Empreendedor facilita acesso a serviços do MEI

Sala Digital do Empreendedor facilita acesso a serviços do MEI

• Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 12h34

Página tem navegação didática e disponibiliza uma série de serviços e conteúdos organizados no mesmo local

Tempo de Pandemia

Desde que entrou no ar, em junho deste ano, a página da Sala Digital do Empreendedor vem ajudando muitos micro e pequenos empresários de Londrina. O portal foi lançado para ampliar as opções e facilitar, ainda mais, o acesso a serviços disponibilizados pela Sala do Empreendedor da Prefeitura, principalmente no período da pandemia do novo coronavírus. Este ambiente virtual reúne, em um só local, uma série de opções de forma prática e segura. Sem sair de casa, os usuários podem atualizar dados, imprimir boletos e certificados, emitir comprovantes, verificar situação de débitos, solicitar notas fiscais, entre outras ações, de forma didática e organizada. Em pouco mais de dois meses de funcionamento, foram cerca de 1.100 acessos na página, que ainda é novidade e começa a chegar ao conhecimento do público.

Outras opções disponíveis neste portal são o processo de formalização do MEI, informações sobre legislação e manuais, guia de perguntas e respostas, conteúdos e orientações. Ao navegar pela Sala Digital, os usuários conseguem acessar as páginas específicas, no link direto para o serviço que deseja solicitar ou realizar, com redirecionamento para os sites dos órgãos competentes.

Além das facilidades proporcionadas pela Sala Digital, hoje todo e qualquer atendimento realizado fisicamente na Sala do Empreendedor é prestado somente após agendamento prévio, que pode ser feito diretamente pelo sistema eletrônico de agendamentos, no endereço https://www.londrina.pr.gov.br/agendamento-eletronico-mei. Por meio dele, é possível agendar horários para solicitação de Alvará de Licença, alteração de CNPJ, baixa de empresa e solicitação para emissão de Nota Fiscal.

Este ambiente virtual já vem funcionando desde janeiro deste ano, antes do período de pandemia do novo coronavírus. Quem não tem acesso à internet ou não consegue realizar os procedimentos pelo computador também pode agendar horário na própria Sala do Empreendedor.

Sala do Empreendedor ED 2Segundo a gerente da Sala do Empreendedor, Marilza Faria Cardozo, tanto a Sala Digital como o agendamento eletrônico são ferramentas muito eficazes e úteis para o público, agilizando os procedimentos. “A Sala Digital permite que várias necessidades sejam solucionadas diretamente pela internet, sem precisar ir até o prédio da Prefeitura. O MEI acessa de forma segura e não precisa se deslocar. É um canal importante, juntamente com o sistema de agendamento eletrônico, que hoje representa a maioria dos agendamentos. Para os atendentes também é vantajoso, pois ajuda a reduzir o tempo de espera das pessoas e melhora o fluxo de serviços presenciais. As faixas de horários agendados são feitas de forma a evitar a aglomeração, respeitando todas as orientações do período de pandemia”, afirmou.

Sala digital empreend reproducao 2

A gerente ainda frisou que tais ferramentas on-line e a organização nos atendimentos presenciais são elogiadas pelos cidadãos. “Com este modelo de trabalho não precisamos mais emitir senhas de atendimento, pois tudo só ocorre por meio do agendamento. Muita gente tem nos dado retorno positivo sobre o novo formato, pois, de forma geral, vem funcionando muito bem, o atendimento é rápido e é possível cumprir os horários estabelecidos”, detalhou.

Atualmente, existem 32.941 MEIs formalizados em Londrina. Os principais serviços solicitados, seja pela internet ou presencialmente, são a própria formalização do MEI, a emissão de alvará de licença, alterações cadastrais, baixas de MEI e emissão de boletos bancários. Ainda há outras demandas como as situações relacionadas à Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e solicitação de notas fiscais.

Sala Digital – A iniciativa foi criada pelo Comitê Gestor Municipal da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, formado pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Sebrae/PR, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), SESCAP-LDR, Secretaria Municipal de Fazenda, APL de TI e OAB Londrina. Para colocar o projeto em prática, foi realizado um levantamento das principais demandas envolvendo os MEIs da cidade e, assim, o grupo buscou uma forma de proporcionar ainda mais facilidades a este público. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria Municipal de Planejamento, desenvolveu todo o projeto digital e fez a construção da página.

Atendimentos – A Sala do Empreendedor de Londrina funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. A equipe está à disposição para orientar e atender o público que ainda não tenha conhecimento do agendamento virtual de serviços. Neste caso, será possível fazer o agendamento on-line na própria Sala, que fica localizada no saguão da Prefeitura de Londrina, na avenida Duque de Caxias, 635.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente da Sala do Empreendedor, Marilza Faria Cardozo, pelo telefone 3372-4108.

Texto Renan Oliveira