Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Hub de Inovação do Turismo reúne entidades e empresas em Londrina

Hub de Inovação do Turismo reúne entidades e empresas em Londrina

• Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 12h54

Objetivo é firmar conexões e a geração de negócios; lançamento será hoje, quarta-feira (11)

Será inaugurado oficialmente, nesta quarta-feira (11), o Hub de Inovação do Turismo, alocado no Boulevard Londrina Shopping. Em um mesmo local físico, estarão juntas entidades da cadeia de valor do turismo e empresas de bases tecnológicas, gerando negócios e fortalecendo conexões inovadoras em prol do desenvolvimento do setor. Também devem comparecer na inauguração lideranças do setor e outras autoridades locais.

Em um mesmo espaço, estarão Londrina Convention Bureau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Adetur Norte do Paraná, Paraná Turismo, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Governança do Turismo que, além das entidades  citadas, envolve o Fecomércio por meio do Sesc e Senac, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Sebrae e ACIL.

Segundo a presidente do Londrina Convention Bureau, Daiana Bisognin Lopes, esta união do setor irá fomentar o empreendedorismo junto ao Ecossistema de Inovação de Londrina, integrar os atores do setor com as demais cadeias produtivas e proporcionar, por meio de parcerias, redes de relacionamento, negócios e eventos de educação empreendedora como palestras e cursos.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, reforçou que este ano o setor de turismo em Londrina obteve várias conquistas, como a criação de um calendário de eventos e o Natal Iluminado. “Está em andamento na Câmara Municipal um projeto de lei nosso, para redução do ISS sobre os eventos, que visa fortalecer o mercado de turismo. Obtivemos o selo A junto ao Mapa do Turismo Brasileiro, que só outras duas cidades do estado foram contempladas, e temos um vídeo institucional rodando no Brasil inteiro, divulgando a nossa cidade. Esses foram alguns dos ganhos, e o hub é muito importante para que todo o ecossistema esteja conectado, em um lugar só, pensando junto. E nós, como poder público, entramos para contribuir no que for necessário”, detalhou.

Para a diretora de Turismo da CODEL, Renata Capriolli Zocatelli Queiroz, a instalação de um Hub de Inovação do Turismo converge diretamente com o papel do instituto no Município. “A Codel atua no desenvolvimento econômico do turismo, ciência e tecnologia. Então recebemos de forma muito positiva essa iniciativa, e acreditamos que se encaixa perfeitamente com o momento que Londrina está vivenciando. Acabamos de receber o selo A de Turismo, pelo governo federal, junto com apenas outros dois municípios paranaenses, então é um momento importante da área. E para a tecnologia também, com a vinda de grandes empresas, retomada das obras do Tecnocentro, ou seja, há uma convergência da vocação de Londrina para a tecnologia e o desenvolvimento do turismo. Esse hub vem potencializar essas ações e a Codel é parceira nesse processo”, frisou.

A iniciativa conta também com o apoio do Conecta Iscal (primeiro hub de inovação em saúde de Londrina) e do Hub de Inteligência Artificial inaugurado em Londrina pelo Senai. O Hub de Inovação do Turismo será destinado prioritariamente a atender demandas do setor para o desenvolvimento de startups, empreendedores, empresas, entidades de classe e instituições de ensino.

A estrutura física contará com mobiliário e estações de trabalho em um espaço com coworking, internet, acesso a mentorias e consultorias especializadas, eventos entre workshops, palestras e oficinas, acesso aos ativos da Governança do Turismo, às entidades do setor, às instituições de ensino e aos investidores. O espaço também irá sediar a realização de Demodays, que são eventos que marcam a conclusão de programas de aceleração de startups.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, pelo 3379-2308.

Texto: Juliana Gonçalves, com informações da assessoria de imprensa do Boulevard Londrina Shopping