Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > MasterPlan Londrina 100 Anos começa a se tornar realidade

MasterPlan Londrina 100 Anos começa a se tornar realidade

• Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 14h12
 Documento permitirá traçar metas para a cidade, a fim de proporcionar desenvolvimento sustentável e qualidade de vida à população

Quais os caminhos que Londrina deve trilhar para começar o segundo centenário de vida de maneira mais próspera e sustentável? Quais as direções a serem seguidas para que a cidade se torne mais rica, desenvolvida e justa para com seus moradores? Como atrair novos investimentos? Quais vocações devem ser impulsionadas? Perguntas como estas devem ser respondidas com pactos – compromissos feitos entre a sociedade e o poder público, a partir de um planejamento estratégico que permita traçar metas para as cidades, a fim de proporcionar desenvolvimento sustentável e qualidade de vida à população. É com este objetivo que o MasterPlan Londrina 100 anos começa a se tornar realidade.

O lançamento oficial da iniciativa aconteceu na manhã desta terça-feira (26), na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), com a presença do prefeito Marcelo Belinati. O MasterPlan Londrina 100 Anos é um planejamento estratégico que irá conter pactos firmados entre o poder público e a sociedade civil organizada e trará ferramentas e estratégias focadas tanto no desenvolvimento econômico como no urbanismo.

O planejamento será desenvolvido para as próximas duas décadas e além de definir metas sólidas e prazos para que essas realizações ocorram, durante a sua execução será investigado profundamente o cenário e o contexto atuais de Londrina. A condução da elaboração do MasterPlan Londrina, com diretrizes a serem aplicadas em pequeno, médio e longo prazo, será de competência da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), com parceria do Fórum Desenvolve Londrina e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Para a elaboração do plano, o Município irá selecionar uma empresa, por meio de licitação. O edital do processo deve ser publicado até abril e está sendo finalizado pela equipe da CODEL, em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão Pública. Para isso, durante o lançamento, o prefeito Marcelo Belinati assinou o Decreto nº 371, autorizando abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 1,5 milhão, para a execução do Master Plan. O tempo previsto de elaboração é de 12 meses e haverá um Grupo de Acompanhamento e Execução da Sociedade Civil Organizada, composto pelo Fórum Desenvolve Londrina e o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial.

Belinati explicou que o documento traça metas que a cidade deverá seguir para se desenvolver de forma planejada, gerando emprego, renda e atraindo a instalação de indústrias. “A garantia de sua aplicação, independente do governo que estiver na Prefeitura, só vai acontecer se houver a união de toda a sociedade da cidade de Londrina, junto com o poder público. Estamos dando um primeiro grande passo, para planejar a cidade, avaliar as suas potencialidades e saber os caminhos que ela deve seguir nos próximos anos, a fim de que ela cresça com qualidade de vida”, enfatizou.

O presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, lembrou que grandes cidades do Brasil e do mundo, como Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife, já possuem ou estão elaborando o seu Master Plan. “Londrina não podia ficar de fora, pois para pensar na cidade a curto, médio e longo prazo é necessário termos este planejamento. O documento vai focar na geração de riqueza, qualidade de vida e gestão pública eficiente, apontando o potencial da cidade e os pontos que devem ser melhorados”, afirmou.

O presidente da ACIL, Fernando Moraes, disse que o Master Plan é muito esperado por todas as entidades. “Ele é muito importante, pois é muito difícil desenvolvermos um trabalho técnico sem termos um planejamento estratégico da cidade em mãos. Este é um sonho que sempre tivemos, pois permitirá que a cidade cresça de forma planejada, gerando emprego e renda, e agora estamos vendo isso se tornar realidade”, apontou.

Em seu pronunciamento, a presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Cláudia Romariz, disse que o Master Plan será um diferencial para a cidade. “O planejamento estratégico sempre foi uma bandeira nossa, pois sabemos que não conseguimos pensar o futuro se não planejarmos. Precisamos olhar as nossas gerações e pensar que Londrina nós queremos para 2034, o que queremos plantar hoje para colher daqui 20 anos. Nós, do Fórum Desenvolve Londrina, queremos contribuir neste processo”, frisou.

O gerente regional do SEBRAE, Fabrício Bianchi, contou que esta é uma pauta antiga do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, que se reúne às terças, na ACIL, para discutir as questões empresariais da cidade de Londrina. “Pensar a cidade a longo prazo, envolvendo todas as questões de infraestrutura, econômicas e sociais, junto com todas as

instituições parceiras que discutem esta temática, é fundamental. Não tenho dúvidas de que este plano será um divisor de águas na história da cidade, um marco histórico para todos os setores econômicos que serão beneficiados, assim como para os cidadãos”, ressaltou.

Também estiveram presentes na solenidade de lançamento, as lideranças empresariais de todos os segmentos econômicos, o secretariado municipal, e os vereadores Eduardo Tominaga, Tio Douglas e Felipe Prochet.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, no 3379-2300.