Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Novo presidente da Codel, Bruno Ubiratan, encaminha urgência em projeto sobre terreno da BRF

Em encontro com vereadores, Bruno Ubiratan explanou o projeto, protocolado na última semana, que altera a lei municipal n° 12.477/2016

• Escrito por Juliana Gonçalves
  • Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 08h11

O novo diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, reuniu-se na tarde desta terça-feira (22) com os vereadores de Londrina, na Câmara Municipal. Na ocasião, Ubiratan, acompanhado do diretor de Técnica e de Desenvolvimento da Codel, Atacy de Melo Junior, justificou o pedido de tramitação de urgência para o projeto de lei 79/2018, que trata do terreno doado pelo Município à empresa BRF, detentora das marcas Sadia, Perdigão e Qualy.
O Executivo deverá protocolar o pedido de tramitação com urgência na quarta-feira (23). O objetivo é garantir que parte da área cedida para a empresa, e que não será utilizada, retorne para a Prefeitura e, futuramente, possa ser revertida em benefício do Município.
Segundo Ubiratan, o pedido partiu da própria BRF, que se compromete a iniciar as obras do seu centro de distribuição em Londrina assim que a matrícula do terreno seja regularizada para a área solicitada. “Essa é minha primeira missão enquanto diretor-presidente da Codel. O prefeito pediu que fizéssemos tudo dentro do possível para que a demanda seja aprovada de forma ágil”, contou.
câmara 2A lei municipal n° 12.477/2016 havia autorizado a doação de área para a BRF, localizada no prolongamento da Avenida Saul Elkind, na saída para Ibiporã. O terreno, com área total de 171 mil metros quadrados, foi escriturado em nome da empresa em setembro de 2017. No entanto, após revisão do plano de ocupação, o projeto da BRF previu ocupação de somente 101,603 mil metros quadrados. A empresa decidiu, então, encaminhar a devolução da área sobressalente ao Município.
O projeto de lei que regulariza essa devolução também prevê que, dos 70 mil metros quadrados que retornarem, 20 mil sejam destinados à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). No local, a Sanepar irá construir um centro de distribuição, oferecendo, como contrapartida, toda a infraestrutura de abastecimento de água e esgoto da região.
Durante o encontro, os vereadores puderam tirar dúvidas sobre o projeto de lei. O diretor-presidente da Codel ressaltou que, para construir o centro de distribuição em Londrina, a BRF estima investir 80 milhões de reais, promovendo a geração de cerca de 600 empregos, diretos e indiretos, na cidade. “Com a instalação da BRF e com a infraestrutura da Sanepar atendendo a região, Londrina só tem a ganhar. A expectativa é que, somente em empregos diretos, 260 novas vagas sejam criadas. E essa iniciativa vai contribuir também por atrair ainda mais empresas para a cidade”, frisou.
O centro de distribuição da BRF em Londrina estima atender o oeste paulista, sul de Mato Grosso do Sul e Paraná. O espaço projetado deverá receber até 150 caminhões por dia, de diferentes portes, que irão movimentar até 15 mil toneladas de alimento/mês.
Agenda – Pela manhã, Bruno Ubiratan teve seus primeiros compromissos como diretor-presidente da Codel. Na sede do SEBRAE-PR em Londrina, ele se reuniu com o gerente da Regional Norte, Fabrício Pires Bianchi, e com o consultor Heverson Feliciano, onde ouviu as demandas da instituição e reforçou o compromisso da Codel com o desenvolvimento da cidade. “Esse primeiro dia está sendo de muito trabalho, de reuniões com o Sebrae e outras entidades, e também muito resolutivo”, afirmou.

Fotos: CML/Imprensa/ Devair Parra