Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Prefeitura organiza 4ª Conferência Municipal de Turismo

Prefeitura organiza 4ª Conferência Municipal de Turismo

“Turismo de Londrina: sustentabilidade e desenvolvimento” é o tema do evento; pré-conferências abrem a programação

• Escrito por Renan Oliveira

TurismoLJP

A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto do Desenvolvimento de Londrina (Codel), definiu a data da 4ª Conferência Municipal do Turismo. O evento será realizado no dia 3 de abril, das 8 às 17 horas, no pavilhão Horácio Sabino Coimbra, dentro do Parque Governador Ney Braga, na Avenida Tiradentes, 6.275. As informações estão disponíveis no Decreto nº 274, publicado no Jornal Oficial do Município (edição 3.207) e disponível no endereço goo.gl/0YtwBZ - a partir da página 396.
A finalidade da Conferência, que neste ano tem como tema “Turismo de Londrina: sustentabilidade e desenvolvimento”, será definir as diretrizes baseadas na Política Nacional de Turismo para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo em Londrina, além de promover, incentivar e divulgar o debate e a articulação de novas ideias e conceitos que possam ser colocados em prática para o crescimento do turismo local. Na ocasião, ainda serão eleitos os novos conselheiros que irão compor o Conselho Municipal de Turismo de Londrina (Contur) para a gestão do biênio 2017-2019.

Segundo o presidente da Codel, Nado Ribeirete, antes da realização da 4ª Conferência, os representantes do Município vêm se reunindo com as entidades e instituições da cidade que são ligadas ao turismo, para conversar, obter novas visões e democratizar os debates para dar o melhor direcionamento às temáticas que serão tratadas durante o evento. “O objetivo é buscar o envolvimento de vários segmentos para que possamos dinamizar o turismo em Londrina, com ênfase no turismo de negócios, que é um dos caminhos para fortalecer a prestação de serviços e a economia do Município. Outra intenção é definir as ações que serão prioridades para os próximos dois anos e consolidar uma agenda oficial de eventos da cidade”, informou.
Pré-conferências - A 4ª Conferência Municipal de Turismo será precedida pelas pré-conferências, que serão realizadas no mesmo dia do evento, 3 de abril, iniciando a programação. Serão trabalhadas quatro temáticas: Ferramentas Tecnológicas para o Desenvolvimento do Turismo; Desenvolvimento do Turismo de Negócios e Eventos; Turismo e a Sustentabilidade

Econômica, Sociocultural, Ambiental e Patrimonial; Educação para o Turismo e Valorização do Patrimônio.
As pré-conferências tem como foco avaliar as novas propostas e ações governamentais e dos segmentos da sociedade civil, visando sua implantação no Município de Londrina. Para isso, as demandas levantadas nestas etapas serão apresentadas durante a 4ª Conferência.
As entidades civis organizadas que se interessam pela área do Turismo podem apresentar delegados nas pré-conferências, com voz e voto na Conferência. As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.codel.londrina.pr.gov.br (clicar no banner Conferência Municipal de Turismo) até o dia 31 de março. Os inscritos devem optar pela participação em um dos quatro grupos temáticos abordados nas pré-conferências. Serão aceitas ainda inscrições no local do evento, até o término do horário previsto para o credenciamento, ou seja, das 8h às 8h30 do dia 3 de abril.

Todas as informações sobre as pré-conferências podem ser acessadas pelo Edital de Convocação que foi publicado nesta quarta-feira (8) no Jornal Oficial do Município, edição 3.209, pelo endereço www.londrina.pr.gov.br.
Comissão organizadora - Os integrantes da comissão organizadora da 4ª Conferência Municipal do Turismo já foram nomeados. O órgão é composto por dez integrantes ao todo. Destes, são cinco representantes do Poder Executivo Municipal: Reinaldo Gomes Ribeirete; Fabian Bordon Trelha; Tatiana Marianowski Porto; Gilceia Cipriano Cabral e Fernando Sernichiari. A

Comissão também conta com cinco representantes da Sociedade Civil Organizada e Setor Produtivo: Marcos Romani (Abav); Simone Millan Shavarski (Sebrae); Rosangela Lippi (Senac); Rosangela Aparecida Gondo (Sindegtur); João Augusto Barbosa (ONDA); e Cícero Cipriano (UFA).
A comissão organizadora é responsável por coordenar a realização da Conferência, tendo como atribuições definir as temáticas e a metolodogia de discussão, mobilizar o poder público e a sociedade civil organizada, elaborar o regimento interno e a programação do evento e aprovar o relatório final da etapa municipal, dando publicidade e encaminhamentos às etapas subsequentes.

Foto: Luiz Jacobs