Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Kireeff lança o portal londrina.digital na abertura do ECO. TI 2015

Kireeff lança o portal londrina.digital na abertura do ECO. TI 2015

Durante o evento, foram anunciados também os projetos vencedores do Hackaton ECO.TI 2015, com o tema “Mobilidade Urbana de Londrina”

• Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2016, 09h43
Lançamento do portal Londrina.Digital

O prefeito Alexandre Kireeff inaugurou, oficialmente, na última terça-feira (24), o Portal londrina.digital, resultado de parceria entre a Prefeitura de Londrina, o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Sebrae/PR e IBM. A iniciativa tem por objetivo incentivar a economia criativa, e integrar universidades, empreendedores, startups, investidores, profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e instituições de pesquisa para promover a inovação em Londrina. Dentre os presentes, estavam o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, o presidente da Codel, Bruno Veronesi, empreendedores, autoridades e lideranças que fazem parte da Governança do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

O lançamento do Portal foi realizado durante a abertura da terceira edição do ECO.TI, evento que prossegue até quinta-feira (26), na Avenida Tiradentes, nº 6.429. Além de aumentar a competitividade das empresas do setor, por meio da geração de conhecimento, o objetivo do evento é posicionar o setor de TIC de Londrina e Região no cenário nacional.

DigitalLJ3PPor meio do londrina.digital, será possível encontrar oportunidades de trabalho, fechar negócios, estabelecer parcerias e networking, e acessar notícias e informações sobre o setor de TI londrinense. O site possui um mapa georreferenciado com as startups, workspaces, investidores, empresas e universidades da cidade. Artigos e matérias serão constantemente atualizados, assim como a seção de eventos, que anunciará os principais acontecimentos do setor na cidade.

Para o prefeito Alexandre Kireeff, o Portal londrina.digital é uma grande oportunidade para que ideias relacionadas ao desenvolvimento tecnológico sejam realizadas e possam revolucionar a sociedade. “Quem fará a mudança nesse mundo é exatamente esse grupo de pessoas que pensa em tecnologia, em inovação, em conectividade, compartilhamento de ideias e mudanças de paradigmas. Londrina lança o seu portal digital, que é um centro de convergência de tudo aquilo que se discute, que se desenvolve, de tudo aquilo que pode interagir para criar esse momento revolucionário”, afirmou.

Além do lançamento do Portal londrina.digital, também foi anunciado durante o evento o resultado do Hackathon ECO.TI 2015, cujo tema foi “Mobilidade Urbana de Londrina”. Houve a premiação das três melhores propostas desenvolvidas durante a maratona que, além de prêmios em dinheiro, receberão mentoria do Sebrae/PR e vagas na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para aprimoramento dos projetos.

Em primeiro lugar, ficou o projeto Move Londrina, um sistema integrado que visa melhorar o transporte público, mostra quantas pessoas estão esperando no ponto de ônibus, e faz avaliação do transporte público. O segundo lugar ficou com o projeto Cuco Map, que oferece informações sobre transporte público e traça rotas de forma rápida, através de troca de mensagens SMS. No terceiro lugar, ficou o Sistema Inteligente de Tráfego Urbano (Sitrafo), que gera informações de alta relevância para prever o tráfego em situações de eventos, como jogos esportivos e shows.DigitalLJ2P

Segundo Kireeff, tanto o Hackaton 2015 como o ECO.TI reforçam o bom momento que Londrina está vivendo como polo tecnológico. “Eventos como esse transformam em realidade a força, a organização e o arranjo local de toda tecnologia da informação e da comunicação. Se alguém tinha alguma dúvida, em algum momento, da força dessa atividade econômica aqui na nossa região, eventos como esse confirmam que a tese é algo concreto”, afirmou.

Segundo dados do estudo “Perfil das Empresas de TI e Comunicação de Londrina e Região”, realizado este ano pela Codel, Londrina capta 15% das companhias de TI existentes no estado do Paraná (ao todo são 852 empresas) – e o setor está em pleno crescimento, tendo gerado 3.000 novos empregos entre 2013 e 2015.

Para Júlio Cesar Agostini, diretor de operações do Sebrae/PR, não é por acaso que Londrina é destaque nacional no setor do TI.  “Nesse mês, o Paraná alcançou o número de 48 empresas certificadas no programa de Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS-BR), uma das mais importantes do setor no mercado  internacional, ultrapassando o estado de São Paulo. E dessas 48 empresas, 37 estão em Londrina e Região”, diz.

O portal londrina.digital também contará com casos de sucesso regionais e oferecerá a possibilidade de contato com mentores da área. Além disso, permitirá que os londrinenses conheçam mais sobre iniciativas de computação em nuvem (cloud computing) da IBM, como o IBM Bluemix – plataforma flexível para desenvolvimento, que disponibiliza diversos serviços de mobilidade, cognitividade, segurança, dados, entre outros.

Marcela Vairo, executiva de Desenvolvimento de Ecossistema da IBM, agradece, em nome da IBM, por fazer parte de um ambiente como este, encontrado em Londrina. “A IBM possui um Programa de Cloud Startups, que visa dar acesso, através da nuvem, a diversos aplicativos, que permitem a criação de soluções inovadoras para alavancar o crescimento da indústria de TI”, explicou.

Fotos: Luiz Jacobs
mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1787&Itemid=1081