Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Microempreendedor é atendido em estande na Prefeitura

Microempreendedor é atendido em estande na Prefeitura

A expectativa é de que cerca de 450 microempreendedores sejam atendidos durante a 7ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI).

Foto de Micro EmpresáriosTeve início na manhã desta segunda-feira (13), a 7ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento prossegue até  o dia 17 de abril, das 9 às 18horas, em um estande montado no pátio da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635. Participam do evento, mais de 80 municípios do Paraná, além de outras cidades brasileiras.

Os consultores do Sebrae estarão atendendo os empreendedores durante a semana. As pessoas poderão tirar dúvidas ou até mesmo abrir a sua microempresa. A expectativa é de que cerca de 450 microempreendedores sejam atendidos.

São considerados microempreendedores individuais os que possuem faturamento bruto anual de até R$ 60 mil e que exercem atividades permitidas ao MEI. Em Londrina há, aproximadamente, 12 mil microempreendedores individuais. Em torno de 2 a 3 mil MEIs são formalizados a cada ano na cidade.

O objetivo da Semana é orientar, incentivar e promover a formalização de novos microempreendedores individuais, além de capacitar os MEIs que já possuem seus negócios formalizados e que desejam crescer em seu segmento de atuação. Após essa semana, o atendimento volta a ser na Sala do Empreendedor, localizada no térreo da Prefeitura. A sala está sendo remodelada para melhorar o atendimento ao público.

Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Fazenda, Paulo Bento, destacou que aderir ao MEI é o início para os que ainda não têm experiência ou que estão na informalidade. “O empreendedor pode trabalhar na sua casa ou em qualquer lugar, com um pequeno custo”, disse. O secretário salientou também que a formalização garante direitos na previdência social. “Com o MEI os empresários podem contribuir com a Previdência Social,  garantindo uma aposentadoria”, completou.

Foto do eventoO gerente regional do Sebrae, Heverson Feliciano, ressaltou que Londrina registra um volume grande de microempreendedores individuais e que a categoria surgiu para possibilitar a inclusão empresarial, já que muitos empresários trabalhavam na informalidade. “A categoria possibilita que os empreendedores tenham um CNJP, conta em banco, acesso a crédito, benefícios previdenciários, entre outras vantagens”, disse. Ele destacou também que esta é uma oportunidade para que os empreendedores obtenham informações para melhorar a gestão de seus negócios.

O cabeleireiro Hélio Oliveira Kamada esteve presente para formalizar a sua empresa que está na informalidade há seis meses. “O atendimento está sendo muito bom, pois consegui sanar dúvidas. Pretendo, inclusive, participar das oficinas que serão disponibilizadas durante a semana”, contou.

Foto do eventoTambém estiveram presentes na solenidade de abertura, os vereadores Vilson Bittencourt e Tio Douglas; o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Pedro Sella; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros; o diretor da ACIL, Rodolfo Zanluchi, os gerentes da Caixa Econômica Federal, Marcelo Sacuti e Diógenes Coelho; o presidente do Sincolon, Geraldo Sapateiro, e profissionais do Sebrae e empreendedores.

A 7ª edição da Semana do Microempreendedor Individual é uma iniciativa é do Sebrae, em parceria com os membros do Comitê Gestor das Micro e Pequenas Empresas (MPEs),  Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Câmara Municipal de Londrina, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sescap, Sincolon e FIEP.

Oficinas - Durante esta semana serão oferecidas diversas atividades gratuitas como oficinas sobre compras, vendas, controle financeiro e planejamento. Assim como no atendimento aos empreendedores, todas as oficinas acontecerão no estande do Sebrae, montado no pátio da Prefeitura. Confira programação:

Fotos: Vivian Honorato

Assunto(s): Microempreendedor , MEI , semana