Você está aqui: Página inicial

Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia trabalhos

• Escrito por Renan Oliveira

Objetivo é planejar e desenvolver políticas públicas voltadas às áreas de ciência e inovação tecnológica; órgão tem 28 membros de vários setores

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) iniciou as atividades em Londrina e está elaborando seu plano de ação para o mandato do biênio 2016-2018. Os membros do órgão foram nomeados na semana passada, por meio do Decreto nº 1.259, publicado no Jornal Oficial do Município (edição 3.107), disponível no endereço www.londrina.pr.gov.br.

A composição do Conselho tem 28 integrantes, entre titulares e suplentes, incluindo representantes da sociedade civil e do poder executivo municipal. Diferentes setores estão representados, envolvendo o setor produtivo, a comunidade científica (academia e instituições de ensino), agências de promoção da inovação e tecnologia, arranjo produtivo local (APL) e entidades de apoio às empresas.

De acordo com Pedro Sella, presidente do CMCTI e diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), a primeira reunião teve deliberações sobre alguns objetivos centrais. “Começamos a fazer uma análise do perfil das empresas que estão pleiteando sua entrada para funcionar no Parque Tecnológico de Londrina Francisco Sciarra, além da montagem do plano de ação para o planejamento e desenvolvimento de ações e políticas públicas voltadas às áreas de ciência e inovação tecnológica”, informou.

Além disso, uma comissão interna está sendo criada para a realização do Programa Municipal de Incentivo à Inovação (Promin), através da Lei Municipal de Incentivo à Inovação, nº 12.334, cujo objetivo é apoiar as empresas nascentes de base tecnológica inovadora nos moldes do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

“Outra função importante do Conselho será deliberar sobre todos os assuntos que envolvam o espaço do Parque Tecnológico de Londrina e o Tecnocentro que está sendo instalado dentro dele”, completou Pedro Sella.

O Conselho irá atuar realizando reuniões ordinárias mensais. No entanto, as comissões específicas que integram o órgão farão outros encontros, com o objetivo de dar celeridade aos trabalhos. O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi instituído pela Lei nº 12.334, sancionada em 2015 e denominada Lei Londrinense de Inovação.