Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Londrina inicia festividades de Natal com passarela inédita sobre o Lago Igapó II
Início do conteúdo da página

Londrina inicia festividades de Natal com passarela inédita sobre o Lago Igapó II

  • Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 17h37
  • Acessos: 65
imagem sem descrição.

Além do pinheiro principal aceso ontem, outros 18 pontos espalhados pela cidade contam com decoração natalina e atrativos; nos distritos rurais, a iluminação será a partir do dia 23

 

Na noite da última quinta-feira (17), a contagem regressiva para o acendimento das luzes da árvore de Natal sobre o Lago Igapó II foi acompanhada por milhares de pessoas. O vice-prefeito, João Mendonça, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, foram os responsáveis por apertar o botão que deu início às comemorações natalinas em Londrina.

 

Além da grande árvore, os quase 200 metros de passarela ficaram iluminados incluindo os portais da entrada e saída. Eles fazem alusão à passagem do ano de 2022 para a chegada de 2023. “O prefeito Marcelo Belinati quer esse seja o melhor Natal de Londrina. Nosso município recebe a todos, moradores e visitantes, que vêm conhecer os encantos da nossa querida cidade”, declarou Canziani.

 

Uma das pessoas que estavam ansiosas para atravessar a inédita passarela sobre o lago, Regiane dos Santos, moradora do Jardim Bandeirantes, foi a primeira pessoa a passar pela catraca e cumpriu a promessa que tinha feito ano passado. Ela queria ser a primeira pessoa da fila. “Como ano passado eu não pude vir, porque eu tinha me machucado, prometi que seria a primeira da fila nesse ano. Eu amei. Londrina estava precisando disso”, declarou a moradora que chegou às seis da noite, para garantir o primeiro lugar. Ao todo, 1.373 pessoas passaram na roleta para atravessarem a passarela do Natal.

 

A partir de agora, a circulação de visitantes pela passarela está liberada diariamente das 18h às 22h. A rua Joaquim de Matos Barreto, que fica em frente à entrada da passarela, vai ficar interditada para a circulação de veículos também neste mesmo horário, das 18h às 22h. Os pedalinhos, que agora contam com luz de LED, também ficarão a disposição da população a partir de agora até as 22h.

 

O passeio no ônibus panorâmico foi outra atração com grande procura na primeira noite do Natal de Londrina. De acordo com a empresa responsável pela administração dos passeios motorizados, 285 pessoas entre crianças e adultos, circularam por ruas e avenidas decoradas. A expectativa da empresa, é que a procura aumente, principalmente devido à extensão do horário do comércio até às 22 horas.

 

O horário mais estendido fica por conta dos passeios motorizados. Eles iniciam às 18h e enceram as viagens à meia-noite, tanto para os ônibus que embarcam de frente ao Iate Club, quanto para o trenzinho que circula a Avenida Saul Elkind.

 

Apesar do grande público, não houve aglomeração de pessoas. Neste ano, as barracas com a venda de produtos foram direcionadas na rua lateral ao lago, deixando a calçada da Avenida Higienópolis exclusiva para o fluxo de pessoas. Segundo a Guarda Municipal, não houve imprevisto na primeira noite de celebração. “Avaliamos que foi positivo esse primeiro dia. Apesar do grande público, não tivemos ocorrência”, avaliou o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos.

 

Confira os demais pontos iluminados:

Prefeitura e Câmara de vereadores;
Feira da Lua (praça Maria Thereza Vieira);
Rotatória do Parque das Indústrias, região sul;
Praça Nishinomyia, região leste;
Rotatória da Santos Dumont com JK;
Rotatório do Moringão;
Praça das Bandeiras;
Rua Sergipe;
Praça em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida;
Praça do Centro Esportivo Maria Cecilia, região norte;

  

Praça do jardim Leonor, região oeste;
Rotatória da avenida Maritacas com Nova Londrina, região leste;
Praça do jardim Bandeirantes, região oeste;
Rotatória da praça do Rotary;
Rotatória do shopping Aurora e
Ponte de Guarda-chuvas.

  

 

Além do vice-prefeito João Mendonça e do presidente da Codel, Alex Canziani, prestigiaram a abertura do Natal de Londrina, os secretários de Governo, João Luiz Martins Esteves; de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino; de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, do Idoso, Andrea Ramondini; o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni; o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez; representantes da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Orquestra de Metais de Londrina

 

Abrilhantado a noite, após as luzes do Natal estarem acesas, a Orquestra de Metais Londrina, do Instituto José Gonzaga Vieira, fez uma apresentação na rua Joaquim de Matos Barreto, em frente a entrada da passarela.

 

A Orquestra de Metais Londrina é a atual campeã Paranaense na categoria Banda de Concerto, título conseguido III Concurso de Bandas do Estado do Paraná, realizado no mês passado. Ela está habilitada a participar do Campeonato Nacional que será realizado na cidade de Lorena, estado de São Paulo.

 

A Orquestra de Metais Londrina foi formada no ano de 2019 por músicos de Londrina e região, sob os trabalhos iniciais de Kleverson Sanches, André Batista e Leirton Marques. Atualmente conta com 35 músicos, entre profissionais e amadores que tem na música a sua profissão principal ou mesmo como forma de entretenimento. Atua também como fomentadora na formação de novas gerações de músicos, atendendo gratuitamente alunos de outras corporações que pretendem aprimorar sua desenvoltura e estudos musicais e sob a regência do Maestro Sargento José Goulart Filho.

 

A Orquestra tem o patrocínio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura/Lei Federal de Incentivo à Cultura e John Deere Brasil. Conta com o apoio cultural HEMIZE Projetos, Sanches Prótese Dentária e Assoc. Guarda Mirim de Londrina.

 

 

Texto David Jônatas

registrado em:
Fim do conteúdo da página