Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Feira Londrina Criativa participa do Londrina Matsuri com 19 expositores
Início do conteúdo da página

Feira Londrina Criativa participa do Londrina Matsuri com 19 expositores

  • Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 15h02
  • Acessos: 49
imagem sem descrição.

Além dos produtos gastronômicos e artesanais ao longo do festival, a Feira oferece também, no domingo (11), uma oficina sobre flores comestíveis

 

A Feira Itinerante Londrina Criativa participa, de sexta-feira (9) a domingo (11), da 18ª edição do Londrina Matsuri. O festival será, nesta edição, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, localizado na Avenida Tiradentes, 6.275. Ao longo dos três dias do Matsuri, dezenove expositores da Feira estarão presentes no estande da Londrina Criativa. Já no domingo, último dia do festival, as expositoras Cristiane Santos e Laís Rossetto, que comercializam na Feira desde janeiro deste ano, vão ministrar no palco Himawari, a partir das 13h, um workshop gratuito sobre o uso de flores comestíveis na gastronomia.

 

De acordo com a organizadora da Feira Londrina Criativa, Margareth Watanabe, participar do Matsuri é uma realização. “É uma honra, porque sempre frequentei o festival, e é muito bom podermos participar e levar expositores que, muitas vezes, não teriam condições de estar em contato com esse público. É um festival de referência até nacional, e estamos muito felizes de poder estar lá”, celebrou.

 

Watanabe citou que muitos dos expositores que estarão no festival da primavera estão preparando alguns produtos inéditos, mais voltados à comunidade japonesa. “Por exemplo, o empreendedor do ‘Closet da Barbie’, que faz roupinhas para bonecas, está desenvolvendo figurinos como kimono e outras roupas ligadas ao Japão”, comentou.

 

Além do Closet da Barbie, estarão no Matsuri empreendedores com produtos como origami em tecido, defumados artesanais, como salames e costelinha, macarrons, chocolates com flores comestíveis, cogumelos comestíveis, pães, bolos, suculentas e vasos, arte em gesso, arte em madeira, acessórios para churrasco e boots, peças em resina, ecobags, Tupperware, velas aromáticas, papelaria criativa, fitas e laços e açaí.

 

Nos dois últimos finais de semana, a Londrina Criativa utilizou seus espaços para incentivar a população a comparecer no Matsuri. A Feira promoveu, no último sábado (3), a presença de cosplayers no Londrina Norte Shopping, que estarão também se apresentando no Matsuri.

 

Além disso, no dia 27 de agosto, promoveu a première que marcou a parceria da Londrina Criativa com o festival, com cerimonial e apresentação dos tambores taikô pelo Grupo Sansey. “Nossas expectativas estão enormes para o Matsuri, já estamos no clima do festival nestas últimas semanas”, contou a organizadora da Feira.

 

Workshop gratuito

 

Watanabe chamou atenção também para o trabalho das expositoras Cristiane Santos e Laís Rossetto, que no domingo (11) vão ministrar um workshop gratuito sobre flores comestíveis. “Elas expõem com a Feira desde o início da Londrina Criativa, em janeiro deste ano. E desde então cresceram vertiginosamente, são expositoras que adquiriram um grau de maturidade empresarial muito grande, apenas em alguns meses”, apontou.

 

A engenheira agrônoma Laís Rossetto, que produz flores para serem usadas na gastronomia, contou que a participação na Feira aumentou a visibilidade do uso de flores para alimentação em Londrina. “Sempre levamos alguns itens para degustação na Londrina Criativa, porque muita gente acha bonito, mas tem receio de as flores não terem um gosto bom. Percebi que a procura pelos chocolates aumentou desde que entramos para a Feira”, avaliou.

 

Rossetto, que no fim do ano defende seu mestrado, em que analisa a aceitação das flores comestíveis pelo consumidor brasileiro, produz mais de 50 espécies de flores, e Cristiane Santos é quem faz os macarrons, bolos e chocolates. “Depois de um estágio que fiz no mestrado, comecei a divulgar sobre as flores na alimentação, em março de 2021. Cristiane entrou em contato comigo e me sugeriu que fizesse barras de chocolate com flores, e desde maio do ano passado passamos a produzir juntas os produtos”, relatou.

 

No workshop do Matsuri, a dupla vai mostrar aos participantes os sabores e as possibilidades que existem do uso das flores na alimentação. “Os doces são muito diferentes, cada flor tem um sabor distinto. Nos chocolates, a Cristiane usa mais gerânios, pois eles têm uma leve acidez, já as petúnias têm um sabor muito delicado. Usamos muito as rosas e as prímulas também, dependendo da estação do ano”, explicou.

 

As expositoras levarão uma lista de pessoas que produzem flores para alimentação na região de Londrina e em outras partes do Brasil. “Vamos falar sobre a segurança alimentar e quais são as flores próprias para consumo, porque são flores que precisam ser criadas sob certas condições. E queremos trazer visibilidade para os produtores”, contou.

 

O workshop será no palco Himawari, que significa girassol em japonês. “É até engraçado, porque o girassol também é uma flor comestível. Estamos com uma expectativa bem alta para participar do festival, pois sabemos que na cultura japonesa já existe o consumo de flores na alimentação, como os hibiscos em conserva, por exemplo. Estamos muito felizes, e daremos brindes para quem participar do workshop”, revelou.

 

A Feira Itinerante Londrina Criativa acontece quase todos os fins de semana, desde janeiro de 2022, com o objetivo de aproximar os pequenos empreendedores locais do público. É realizada com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e do Londrina Convention Bureau. Já foi feita em diversos locais, públicos e privados, como o Museu Histórico Padre Carlos Weiss e no Sesc. Já ofereceu também oficinas gratuitas ou com preços acessíveis para impulsionar os pequenos produtores da cidade. No final de setembro, a Feira participa também do Com-Tour Matsuri.

 

 

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria da Feira Itinerante Londrina Criativa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página