Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Segunda edição do evento “Um dia no Parque” será domingo (28) no Arthur Thomas
Início do conteúdo da página

Segunda edição do evento “Um dia no Parque” será domingo (28) no Arthur Thomas

  • Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 08h51
  • Acessos: 77
imagem sem descrição.

Ação integra movimento nacional de incentivo à visitação de parques, para conscientização ambiental da população; evento é gratuito

 

Com o slogan “De volta ao lar!”, o Parque Municipal Arthur Thomas volta a receber neste domingo (24), das 14h às 18h, a segunda edição do evento “Um dia no Parque”. Após dois anos de realização on-line por causa da pandemia, a ação volta a ser realizada de forma 100% presencial. O Parque Municipal Arthur Thomas fica na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza, zona sul; e a entrada é gratuita.

 

O “Um dia no Parque” é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) em parceria com a Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza, Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Conselho Municipal de Cultura e Paz (Compaz), Departamento de Agronomia – Orquidário da UEL, Tiro de Guerra e Clube Aventureiros do Amanhecer.

 

Segundo a servidora da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Paula Crude Martinez, que integra a organização, o evento integra um movimento nacional de incentivo à visitação de parques e tem como maior objetivo criar um sentimento de pertencimento na população. “O ‘Um dia no Parque’ é importante para nos lembrar que somos parte da natureza. O período da pandemia foi essencial para que o reforço a respeito do cuidado e de uma melhor relação com o meio ambiente fosse gerado nas pessoas e esperamos que este retorno presencial seja visto como uma oportunidade de se reconectar e aproveitar a natureza”, ressaltou.

 

A Coordenação do Parque Arthur Thomas programou uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo de toda a tarde para públicos de todas as idades. “Todos estão convidados. O ‘Um dia no Parque’ é para toda a família e ideal para escoteiros, observadores de aves, atletas, corredores e fotógrafos”, ressaltou Martinez.

 

A programação conta com duas sessões de uma caminhada na trilha ecológica do parque, que será guiada pelo gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, o biólogo Jonas Pugina, com a parada final na cachoeira. Haverá ainda uma oficina de cultivo de orquídeas, ministrada pelo professor Ricardo Tadeu de Faria, responsável pelo orquidário da UEL; e atividades recreativas para as crianças com brincadeiras da FEL e do Tiro de Guerra.

 

Considerado a maior ação de mobilização das Unidades Conservadoras da Natureza do Brasil, sendo esta a quinta edição do evento – e a segunda participação de Londrina – a expectativa da Sema e da coordenação do Parque Arthur Thomas é receber cerca de 3 mil pessoas no domingo. “Nosso objetivo é estimular a visitação dos nossos parques, apresentando todas as atividades que podem ser desenvolvidas aqui em nossas áreas para que as pessoas gostem do ambiente e queiram retornar ao nosso parque, levando também conscientização sobre a importância da existência e preservação da biodiversidade dos nossos biomas”, frisou Martinez.

 

O Compaz e o Londrina Pazeando também é parceiro da Sema neste evento e realizará o 2º Abraço no Parque pela Paz, a partir das 16h. “Participamos da primeira edição e seguimos como parceiros, pois acreditamos que cuidar do planeta faz parte de uma cultura de paz. Domingo será um dia para parar tudo e voltar para a natureza. É nisso que está a importância desse dia, afinal a terra é o nosso lar e temos o dever de preservar e cuidar da nossa casa”, disse o membro do Compaz, Luis Claudio Galhardi.

 

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a servidora da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Paula Crude Martinez, no telefone 3372-4769.

 

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

registrado em:
Fim do conteúdo da página