Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Shows, food-trucks e diversas atrações marcam o Dia Municipal do Turismo neste sábado (7)
Início do conteúdo da página

Shows, food-trucks e diversas atrações marcam o Dia Municipal do Turismo neste sábado (7)

  • Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 15h02
  • Acessos: 79
imagem sem descrição.

Das 16h às 22h, haverá apresentação de música, brincadeiras para as crianças, artesanatos, divulgação de locais turísticos da região e muito mais

 

Neste sábado (7), das 16h às 22h, o Centro Cívico da Prefeitura de Londrina será palco de muita festa em prol do Dia Municipal do Turismo (celebrado em 8 de maio). No gramado em frente à Prefeitura de Londrina haverá shows musicais e diversas apresentações; tendas com artesanato da Feira Arte Mulher, da Londrina Criativa e de produtos rurais; food trucks; trenzinho e brincadeiras para as crianças; divulgação dos pontos turísticos de Londrina e região e muito mais. A entrada é gratuita e toda a população está convidada.

 

Durante as comemorações, o público poderá assistir aos shows de cinco duplas sertanejas e cantores, que são: de pagode com Allan Oliveira (às 16h30); sertanejo com Léo e Lotto (às 17h45); Adriano César (às 18h45); Bruno Mazza (às 19h45) e Mateus Vilela (às 21h) fechando as apresentações musicais. Além das atrações musicais, quem participar vai poder desfrutar de oito food trucks e de pipoca, que estarão montados na Praça dos Três Poderes.

 

Outra atração é a divulgação das diversas rotas turísticas que existem na região. São elas: a Rota das Lavandas, Rota do Café e o Desafio Rota das Catedrais (para ciclistas e pedestres que farão a caminhada). Além disso, entre os oito food trucks que estarão à disposição haverá pizza artesanal, chopp, pastel, comida japonesa e mexicana, hambúrguer, porções, sorvetes e churras, além de pipoca.

 

Haverá espaço kids, artesanatos, exposição de produtos regionais, passeio de trenzinho e feira de produtos rurais. Além disso, as secretarias municipais e órgãos públicos municipais vão conversar com a população e vão orientar sobre os diversos serviços ofertados pela Prefeitura de Londrina.

 

O objetivo da celebração é estimular atividades e ações que promovam o turismo local, buscando o fortalecimento da área ao mesmo tempo em que se realizam debates sobre a construção de agendas para esse dia simbólico. Com a promoção destes eventos espera-se ampliar a geração de renda, emprego e tributos no município de Londrina. “As tendas já estão sendo montadas no Centro Cívico, para as comemorações do Dia Municipal do Turismo. Nossa intenção é fortalecer esse setor, que tanto sofreu, porque foi o primeiro a parar na pandemia e o último a retomar. Então, convidamos toda a população para vir e participar nesse sábado”, chamou o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan.

 

A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) estará presente e vai montar o circuito da coleta seletiva. Nele, as crianças terão a oportunidade de aprender sobre a reciclagem e o descarte correto dos materiais através de um circuito cheio de obstáculos, em que eles devem atravessá-lo para jogar cada material no seu local correto.

 

Além disso, os técnicos da Sema levarão os mascotes de pelúcia, do Macaco e do Quati, para convidar o público a visitar o Parque Municipal Arthur Thomas que está aberto, entregarão panfletos educativos para distribuir aos participantes da feira e vão levar os quatro cachorros que foram resgatados de maus-tratos e hoje estão aos cuidados da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA). Eles entregarão panfletos sobre como realizar denúncias de maus-tratos aos animais, como se cadastrar no banco de ração, como fazer a castração animal e o que fazer se vir algum animal de médio ou grande porte abandonado.

 

Além dos quatro cães, os servidores apresentarão vídeos sobre os 32 gatos resgatados, que também estão disponíveis para a adoção. “Todos os animais resgatados pela DBEA foram vítimas de maus-tratos e precisam de uma lar amoroso. Por isso, vamos levar os cachorros para a população poder interagir e conhecê-los. Mas, como os gatos ficam muito agitados com a movimentação e a locomoção e retirado da hospedagem, vamos tentar fazer uma videochamada com os cuidadores da hospedagem, para que os interessados na adoção possam conhece-los”, disse a pedagoga do Dbea/Sema, Luciana Leite Monteiro.

 

Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai levar os fantoches Vidinha, Kiko e Serena, que são do Programa Vida. Através desses bonecos, as profissionais da educação conversam com as crianças de forma lúdica e criativa. Para assim dar vida à rotina escolar e dos afazeres das crianças de forma leve e divertida. A intenção é que eles mostrem tanto aos pequenos quanto aos adultos como podemos ser pessoas melhores, através do diálogo e o trabalho das emoções e sentimentos individuais.

 

A Secretaria Municipal de Saúde vai levar quatro agentes de endemias para conversar com a população sobre o mosquito da dengue e outras doenças endêmicas. Durante o dia, eles farão um trabalho de orientação sobre cuidados que as pessoas devem ter com seus quintais e casas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outros vetores de doenças. Haverá maquetes, fantoches, larvários, materiais ilustrativos e o mosquito gigante do Aedes aegypti.

 

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres vai estar no local entregando panfletos sobre os trabalhos e serviços que vem sendo realizados pela pasta e estará com uma das artesãs da Feira Arte Mulher. Já a Secretaria Municipal de Defesa Social estará em uma tenda com os guardas municipais para falar sobre o Projeto Informar para Proteger junto com os integrantes da Defesa Civil. Eles aproveitarão o momento para demonstrar os equipamentos, divulgarão o aplicativo 153, falarão sobre os serviços realizados pela GM.

 

A ação é uma promoção da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Secretaria de Ambiente (Sema), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMPM), Secretaria de Educação (SME), Secretaria de Saúde (SMS), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); em conjunto ao Londrina Convention Bureau; Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Norte do Paraná. (Adetunorp); Associação Brasileira Agências Viagens (ABAV); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Governança de Turismo.

 

A Lei Municipal nº 13.275, foi sancionada em outubro do ano passado, pelo prefeito Marcelo Belinati, instituindo o dia 8 de maio como o Dia Municipal do Turismo em Londrina.

 

 

Texto Ana Paula Hedler

registrado em:
Fim do conteúdo da página