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Prefeitura oferece ferramenta inovadora de intermediação de mão de obra

  • Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 17h08
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Parceria entre a startup Empregor e Secretaria do Trabalho entrega uma análise completa dos candidatos, dando assertividade aos processos seletivos e aproximando os trabalhadores das oportunidades

 

A Prefeitura de Londrina conta com uma ferramenta inovadora na oferta de oportunidades de emprego. A startup londrinense Empregor consolidou uma parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), por meio do edital de soluções inovadoras da Codel, e essa parceria tem transformado a intermediação de mão de obra na cidade. Na manhã desta quinta-feira (3), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, a plataforma foi apresentada oficialmente.

 

A ferramenta foi incorporada aos serviços da SMTER no segundo semestre de 2021. Durante os primeiros meses da parceria, um comitê gestor formado por servidores da Secretaria e funcionários da Empregor trabalhou para a aplicação das funcionalidades da plataforma aos serviços oferecidos pela pasta. De forma conjunta, foram feitas as adaptações necessárias e construídos os protocolos de atendimento e oferta de oportunidades que contemplassem o público da SMTER, tanto trabalhadores como empregadores, da melhor maneira possível.

 

Ao trabalhador, a parceria entrega uma análise multidisciplinar e amplia o leque de oportunidades para que ele se candidate. Durante o cadastramento do usuário, é aplicado um teste completo de perfil comportamental, cujo resultado fica registrado no sistema. No momento em que o trabalhador encontra uma chance e se candidata, são levados em conta os critérios técnicos e, também, o seu perfil, contribuindo para uma análise justa e completa do candidato. Tudo isso de forma simples e intuitiva.

 

Para as empresas, a Empregor e a Secretaria do Trabalho entregam um processo seletivo mais rápido e assertivo. A primeira triagem é feita pela plataforma com base nos critérios definidos pelo empresariado no momento de abertura da vaga. A esses critérios técnicos, é acrescentada a análise do perfil comportamental mapeado pela plataforma.

 

Com o registro de todas as candidaturas, a plataforma, com base na análise isonômica de todos esses interessados, sugere ao empresário os mais adequados àquela vaga. É o conjunto de informações coletadas que determina os candidatos com maior compatibilidade para a oportunidade oferecida. A partir disso, a empresa tem todo o controle do processo de contratação por meio da ferramenta. Tanto o trabalhador quanto o empregador têm acesso à Empregor por meio do site da SMTER, ou acessando direto a página da Secretaria na plataforma.

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O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, parabenizou a Secretaria do Trabalho e a Empregor pela iniciativa. “Essa é uma ideia excelente que a startup teve e que entrega muito valor para os usuários da Secretaria do Trabalho. É muito importante ver o poder público aberto às inovações e contribuindo para que as nossas startups se desenvolvam. Essa parceria é uma relação de ganho mútuo, e o mais importante é que entrega ao londrinense um serviço de muita qualidade”, pontuou.

 

O vice-prefeito, João Mendonça, comentou sobre os ganhos de eficiência que a parceria traz para os processos seletivos. “Sou da época em que, quando a pessoa precisava de emprego, ela tinha de ir de porta em porta em cada empresa e, quando desse sorte, conseguir entregar um currículo. Ver uma solução como essa, que dá agilidade e transparência para esse processo de contratação e que amplia as chances do trabalhador, é algo extremamente satisfatório para a cidade”, comentou.

 

lançamento app empregor sine VH 3Para o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, é fundamental que o poder público esteja aberto a essas iniciativas. “Quando a Prefeitura oportuniza que soluções como essa sejam aplicadas e validadas no município, ela transforma a realidade das empresas e do trabalhador. Parcerias de sucesso, como essa que foi construída com a Empregor, demonstram o quanto, com empenho e criatividade, os munícipes podem ser atendidos com o que há de melhor. Além disso, para os empresários, é importante ter em sua instituição o selo de credibilidade da Prefeitura, que foi conquistado com a gestão Marcelo Belinati”, explicou.

 

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O diretor de Inovação e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, destacou a importância do edital de soluções inovadoras. “Quando a Codel idealizou esse instrumento, a intenção era fomentar, exatamente, parcerias como essa. O papel do edital é criar um ambiente próspero para as nossas startups, colaborar para o desenvolvimento da cidade e trazer a inovação para dentro do poder público. Dessa forma, melhoramos o serviço na ponta e contribuímos para a construção de um ecossistema de inovação forte e integrado”, completou.

 

Para o co-fundador da Empregor, Lucas Marcato, o acolhimento que a Secretaria do Trabalho ofereceu à startup desde o início foi um grande diferencial. “É preciso desmistificar o olhar de que a Prefeitura tem uma estrutura engessada e extremamente burocrática. Desde a primeira conversa, tivemos todo o apoio e a liberdade da Secretaria e construímos, juntos, um modelo que fosse relevante para o trabalhador. Investimos tempo e recurso nessa parceria e, hoje, já proporcionamos mais de 98 mil conexões entre as empresas e os candidatos”, contou.

 

Para Marcato, contribuir para que o empresariado reduza seus custos e faça processos assertivos é contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Temos uma ferramenta que tem o poder de auxiliar do micro e pequeno empreendedor, que muitas vezes não tem um setor de recursos humanos estruturado, até uma grande empresa que precisa de um processo ágil e justo de contratação em grande escala. Poder ampliar o alcance da nossa plataforma, auxiliar o empresariado londrinense, e mostrar isso para a cidade por meio da Secretaria tem sido sensacional”, concluiu.

 

 

Texto Cesar Makiolke

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