Você está aqui: Página inicial

Números comprovam que Decoração de Natal é um bom investimento

• Última atualização em Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 15h56

E o projeto para 2020 é ter um final de ano ainda mais bonito. Milhares de pessoas visitaram a cidade, que teve pontos iluminados por árvores natalinas, aquecendo a economia do município

Os segmentos ligados ao turismo de Londrina faturaram R$ 8 milhões a mais na somatória de vendas de estabelecimentos de hospedagem, bares, restaurantes, viagens, diversão, lazer e entretenimento, no mês de dezembro. Há um consenso de que a decoração natalina criada pela prefeitura, que encantou toda a cidade, e a campanha LondriNatal, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina, são responsáveis pela expansão nas vendas. O investimento da prefeitura foi de pouco mais de R$ 1,7 milhão.

Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira (23), pelo prefeito Marcelo Belinati, pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan, e presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Fernando Moraes.

O prefeito Marcelo Belinati avalia que o resultado foi extremamente positivo do ponto de vista financeiro, além de resgatar a autoestima dos londrinenses. “Milhares de pessoas visitaram a cidade, movimentando o município, aumentando as vendas do comércio e aquecendo nossa economia. Com este incremento na arrecadação, a prefeitura vai poder reinvestir na própria cidade, na saúde, educação, no asfalto, ou seja, na melhoria de qualidade de vida da população. Foi uma experiência muito positiva e para este ano já iniciamos a programação para fazermos um natal ainda mais bonito”, afirmou.

De acordo com o levantamento, o Terminal Rodoviário de Londrina recebeu 485.041 pessoas, contra 466.718 no mesmo período de 2018, ou seja, 18.323 pessoas a mais. O aeroporto Governador José Richa também encerrou 2019 com aumento na movimentação de passageiros. Foram 1.002.080 viajantes durante todo ano, que representam um aumento de 2,54% em relação a 2018, quando foram contabilizados 977.253 passageiros. Além disso, com relação as atividades de turismo do município (diversão, lazer e entretenimento), houve um aumento no faturamento, comparado ao ano anterior, de 62,24%, e no setor de hospedagem, turismo e viagens, um incremento de 35%.

coletiva natal V2O presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, atribui o incremento no ISS e nos setores ligados ao turismo ao maior movimento de pessoas na cidade, proporcionado pela decoração natalina. “Há muitos anos a cidade não tinha uma decoração de natal como esta. Com isso, Londrina ganhou mais destaque na região e no Brasil, aumentando a autoestima dos londrinenses. Muitas pessoas de outras cidades vieram para Londrina e tudo isso fez com que as pessoas saíssem mais de casa para curtir a cidade, frequentar restaurantes, bares e eventos, o que proporcionou este acréscimo na arrecadação do imposto”, disse.

O presidente da ACIL, Fernando Moraes, disse que movimento no comércio durante o período natalino permaneceu forte em 2019, especialmente nas noites que tiveram atividades natalinas acontecendo. “Foi um natal melhor do que o de 2018 e a expectativa para 2020, tanto do consumidor quanto dos lojistas, está alta. O ano já começou bem, janeiro tem sido um mês positivo, e vamos articular outras ações para o natal de 2020, com objetivo de estimular que tanto os lojistas quanto a população decorem suas lojas e casas”, contou.

coletiva natal V3

A decoração de Natal em Londrina 2019 iluminou dezenas de pontos da cidade desde o dia 22 de novembro, dentro do projeto Londrina Cidade Iluminada, em locais como rotatórias, Praça da Bandeira, no Calçadão, no Lago Igapó, na Avenida Saul Elkind, na Concha Acústica, na Catedral Metropolitana, na Barragem do Lago, entre outros pontos.

Além da decoração, a cidade contou com 120 programações culturais de fim de ano. Segundo o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, as atividades realizadas em 2019 aconteceram a partir de parcerias com as instituições que fazem parte do corredor cultural de Londrina em conjunto com os projetos do PROMIC, que são apoiados pelo município. “Esse processo de conexão foi muito importante, porque fortaleceu as instituições e projetos, geraram maior visibilidade do processo cultural e da política cultural que está sendo realizada em Londrina, além de ter aproximado o setor de instâncias importantes da cidade como a ACIL”, enfatizou.

O projeto Londrina Cidade Iluminada foi realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da CODEL, junto com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Contou ainda com a parceria das secretarias municipais de Cultura, Defesa Social, Gestão Pública e Obras e Pavimentação, além da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

coletiva natal V4

Comércio – Uma pesquisa divulgada pela ACIL também apontou números positivos em relação ao natal de 2019. Segundo os dados, o Ticket Médio (que se refere ao valor gasto em um compra) foi nitidamente melhor neste natal em comparação com os natais de 2016, 2017 e 2018. Em 2019, cada consumidor gastou em média R$ 210,31, contra R$ 205 de 2018. Em 2017, a média ficou em R$ 177,78 e em 2016 foi de R$ 183,83.

Além disso, segundo o levantamento, 67,7% dos empresários afirmaram que as vendas de natal foram maiores ou iguais à 2018, e 57% dos entrevistados disseram que a decoração, iluminação e apresentações artísticas estimularam o movimento nas compras. A pesquisa aponta ainda que 78,5% dos lojistas afirmaram que foi possível observar a presença de visitantes de outras cidade consumindo no comércio local.

Dayane Albuquerque
Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina