Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Prefeito entrega obras na Canoagem/Souza Naves e acende nova iluminação da Barragem
Início do conteúdo da página

Prefeito entrega obras na Canoagem/Souza Naves e acende nova iluminação da Barragem

  • Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 10h02
  • Acessos: 56
imagem sem descrição.

Prefeitura deixou a região do Lago Igapó 1, uma das principais áreas de lazer de Londrina, mais adequada às necessidades da população e mais bonita

 

Um dos cartões turísticos de Londrina está mais bonito desde quinta-feira à noite, dia 11. O prefeito Marcelo Belinati foi até a barragem do Lago Igapó para acionar a iluminação decorativa instalada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Sercomtel Iluminação. É a primeira vez que a barragem ganha um sistema de iluminação multicolorida.

 

iluminação cenica decorativa barragem igapó VH 1Foi um show de luzes piscantes em várias cores, vermelho, verde, azul entre outras. A barragem ganhou 26 projetores de LED no padrão RGB (de 200w) nos 118 metros de sua extensão. “Muito bacana, a barragem já era um cartão postal, mas que ficou mais bonito ainda, com iluminação ornamental. Então um dia ela vai tá azul, verde, vermelho, amarelo, deixando iluminado e bonito aqui a barragem”, disse o prefeito Marcelo Belinati.

iluminação cenica decorativa barragem igapó camera VH 4

 

Além das luzes especiais, a Prefeitura de Londrina modernizou toda a iluminação da pista de caminhada do Lago Igapó I, o que tornou o espaço mais claro, seguro e valorizado. “Mais segurança para as pessoas porque está mais iluminado e um detalhe hein, é importante dizer! Tem câmera de segurança, aquela que é rotativa 360º pra proteger as famílias e dar mais segurança e tranquilidade pra quem quiser desfrutar desse espaço, inclusive de noite”, completou o prefeito.

 

A Sercomtel Iluminação trocou as antigas luminárias por LED em 192 pontos da pista de caminhada, que mede 1.700 metros da barragem até a Avenida Aminthas de Barros, e em toda a extensão da Rua da Canoagem (que tem quase 800 metros de cumprimento) onde colocou outras 21 luminárias de LED. Na Rua Presidente Arthur da Costa e Silva, que é a continuação da Rua Senador Souza Naves e fica nas proximidades da sede administrativa da Prefeitura, foram colocados 22 pontos de luz de LED.

 

Além da nova iluminação, moderna e eficiente, a Prefeitura fez todas as obras necessárias, incluindo a infraestrutura, o assentamento de eletrodutos e a instalação de padrão que controla os acionamentos das luzes. A título de curiosidade, foi utilizado mais de um quilômetro de fios para isso.

 

iluminação cenica decorativa barragem igapó VH 2

O prefeito Marcelo Belinati também aproveitou a oportunidade para entregar oficialmente toda as obras de infraestrutura realizadas nas ruas da Canoagem, Souza Naves e Presidente Arthur da Costa e Silva, como asfalto, calçadas e sinalização viária. “Então foi feito recapeamento asfáltico da Rua da Canoagem, que é essa rua que margeia todo o Igapó I, a rua de cima que é a Costa e Silva, continuação depois da Souza Naves, também totalmente recapeada. As calçadas aqui na rua da Canoagem, a iluminação em Led do Igapó I para as pessoas que quiserem até as vezes caminhar a noite com segurança, as flores na rotatória e iluminação em led, então ficando muito bonito todo esse espaço e essa região de Londrina, que já era bonita e agora está mais bonita ainda”, declarou.

 

O prefeito lembrou ainda, que a Prefeitura fez outras intervenções naquela região para melhorar o trânsito. “Aqui é um trecho de ligação da região central para região sul de Londrina. Então foram feitas várias intervenções, desde o início da nossa administração. Nós abrimos o Arco Leste, essa pista aqui na frente da Cativa, quatro anos atrás ela não existia, eram chácaras, né? Então nós abrimos, o que desafogou o trânsito aqui na barragem do Igapó. Ainda tem movimento, mas muito menos do que tinha e o asfalto melhora a mobilidade, dá mais segurança, tá bem sinalizado, tá bonito, não é? Então, são obras que trazem grandes benefícios pra população. Primeiro que o lugar fica muito mais bonito e agradável, no final de semana é um local muito frequentado pelas pessoas, e segundo que dá a segurança no trânsito, enfim, dá mais agilidade, só traz benefício para a população”.

 

Acompanharam o prefeito Marcelo na barragem do Lago Igapó I, o vice-prefeito, João Mendonça; o presidente da Sercomtel Iluminação, Cláudio Tedeschi; os secretários municipais de Obras e Pavimentação, João Verçosa; de Gestão Pública, Fábio Cavazotti; da Mulher, Liange Fernandes, do Idoso, Andrea Ramondini, além dos vereadores Fernando Madureira e Sônia Gimenez.

 

Rua da Canoagem finalizada ED 5

Calçadas – A Prefeitura de Londrina construiu 750 metros de calçadas em concreto alisado, com piso tátil para as pessoas com deficiência visual, em toda margem do lago. Antes das obras, as calçadas da Rua da Canoagem, que ligam a continuação da Rua Souza Naves até a barragem do Lago Igapó I, tinham apenas pedriscos e terra batida. Agora, a população conta com rampas de acesso aos cadeirantes e para o embarque e desembarque dos barcos em concreto armado. Tudo está sinalizado vertical e horizontalmente.

 

Asfalto – Outra novidade para quem usufrui do espaço foi o recape asfáltico dos 750 metros de comprimento da Rua da Canoagem, que tem oito metros de largura. Essa obra complementa a duplicação da Avenida Aminthas de Barros e a sequência da Rua Senador Souza Naves, a partir do Monumento da Bíblia até a Barragem do Igapó. A empresa contratada para a realização das obras foi a Construtora Felicita LTDA – EPP, que venceu o processo licitatório de Concorrência e executou o trabalho ao custo de R$ 378.050,48.

 

rua da canoagem e souza naves cmtu Além da Rua da Canoagem, a Prefeitura fez, com equipe própria da Secretaria de Obras e Pavimentação, os serviços de recape asfáltico em um trecho de cerca de mil metros da Rua Senador Souza Naves, no sentido sul-centro, entre as ruas Heródoto e Clóvis Beviláqua. Este trabalho contempla o trajeto que inicia perto da barragem, a partir da Rua Presidente Arthur da Costa e Silva, via que segue mais à frente já como Rua Souza Naves, margeando as áreas de fundos da sede da Prefeitura de Londrina e Centro Cívico. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fez a sinalização viária deste trecho.

 

 

 

Texto José Otávio Ereno

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página