Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Lazer > A Cidade > Dados Geográficos
Início do conteúdo da página

Dados Geográficos

Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 18h55 | Acessos: 13570

Situado entre 23°08’47" e 23°55’46" de Latitude Sul e entre 50°52’23" e 51°19’11" a Oeste de Greenwich, o Município de Londrina ocupa a posição 1.650, 809 km² (IBGE 2002), cerca de 1% da área total do Estado do Paraná. Essas coordenadas definem uma região geologicamente estável, livre de terremotos e vulcões.

O ponto mais alto do Município tem de 820 a 844 m e fica próximo a Lerroville, à leste, na estrada em direção à represa. Localiza-se em um espigão, não sendo perceptível, uma vez que não é um morro, mas apenas um ponto demarcado.

Clima

Londrina possui Clima Subtropical Úmido Mesotérmico, verões quentes e geadas pouco frequentes, com tendência de chuvas nos meses de verão, cujas principais médias anuais são: temperatura superior a 22°C, nos meses mais quentes e temperatura inferior a 18°C, nos meses mais frios.

Vegetação

No Município, há poucas áreas remanescentes da formação vegetal natural, mata pluvial tropical e subtropical. A mata dos Godoy (Reserva Florestal Estadual) e a Reserva Indígena do Apucaraninha são formações florestais que demonstram a variedade de gêneros e espécies de vegetação que haviam na região.

Geologia e Solos

O solo da região é de origem basáltica. No entanto, conforme a sua localização, em topografia mais plana ou acidentada, apresenta tipologia diferenciada e fertilidade variável.Os principais tipos de solo da região são: terra roxa estruturadas, litólicos, latossolo vermelho-escuro e podzólico vermelho-amarelo.
Londrina faz parte do Terceiro Planalto Paranaense e sua geologia é caracterizada pela Formação de Serra Geral, pertencente ao Grupo São Bento.

Hidrografia

Londrina está situada na bacia do rio Tibagi, uma das mais importantes do estado do Paraná, além disso o Município possui setemicrobacias, sendo a do Ribeirão Cambé a principal por formar o Parque Linear Igapó e o Ribeirão Cafezal.  
Além das águas superficiais em abundância, Londrina possui o privilégio de estar situada sobre o Aquífero Guarani que é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquíferos do mundo.

Imagem aérea
Cortada pelo Trópico de Capricórnio, Londrina está situada no Coração do MERCOSUL, a 1 hora das principais capitais brasileiras e 1 noite das principas capitas mundiais
registrado em:
Fim do conteúdo da página