Você está aqui: Página inicial

“Rota das Catedrais” abre inscrições para ciclistas

• Escrito por Ana Paula Hedler

ROTADASCATEDRAIS

Desafio de 120 quilômetros terá início na Catedral de Londrina e finalizará na Catedral de Maringá, no dia 16 de junho

As ruas e estradas de Londrina serão palco da 2ª edição da “Rota das Catedrais”, que acontecerá no dia 16 de junho. O ponto de partida será em frente à Catedral Metropolitana de Londrina, situada à Travessa Padre Eugênio Herter, 33, no centro. A saída está marcada para as 7 horas.
Para participar é preciso ser maior de 18 anos e estar em condições físicas para pedalar durante os 120 quilômetros que marcam o trajeto de Londrina até Maringá. Podem se inscrever ciclistas amadores ou profissionais. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 11 de junho, pelo site https://www.eventbrite.com.br. A previsão de término do evento é às 17h30, na Catedral de Maringá.
O percurso da rota engloba belas paisagens, lugarejos e igrejas antigas da colônia pioneira do Paraná, além de muitas subidas e descidas que fazem desse trajeto um atrativo para ciclistas de diferentes cidades e regiões. Segundo o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fabian Trelha, a “Rota das Catedrais” atrai atletas do Mato Grosso do Sul, de São Paulo, de Santa Catarina e do Paraná e está se firmando como um dos grandes eventos ciclísticos do país, colocando Londrina no cenário nacional.
“Na edição passada, um hotel da cidade ficou lotado só com os envolvidos e participantes do evento. Isso é bom para a cidade, porque movimenta a economia, eles abastecem os veículos, jantam na cidade e pernoitam nos hotéis. Se cada pessoa gastar R$ 400, serão R$ 400 mil investidos na economia em apenas um dia. Além disso, tem a questão da mídia espontânea, que ajuda a divulgar a cidade e suas belezas naturais”, acredita o diretor de Turismo.
A Prefeitura de Londrina auxiliará os organizadores do evento com os trabalhos da Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, com os funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) que farão a segurança do trânsito e servidores da Codel que ajudarão na escolta dos participantes.
Durante todo o trajeto, os atletas terão cinco pontos de apoio para hidratação, além do posto final, atendimento médico e de enfermagem, caso necessitem. O uso de equipamentos de segurança, como capacetes ajustados e afivelados à cabeça, é obrigatório.
No ano passado, 350 ciclistas de 25 cidades paranaenses participaram do evento, que contou com o apoio e escolta de funcionários do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Secretaria de Obras e Pavimentação e da Secretaria do Ambiente (Sema). Eles também auxiliaram aqueles que tiveram dificuldades em concluir o trajeto e concederam água e frutas para os participantes durante o percurso.