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Varejistas de carnes participam de reunião sobre licitação pública

Encontros setoriais com empresários de Londrina visam conhecer realidade do mercado local e divulgar o programa “Compra Londrina”

  • Escrito por Ana Paula Hedler
  • Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 13h29
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Na tarde desta quarta-feira (19), cerca de 15 representantes de casas de carne, açougues, frigoríficos e fornecedores de Londrina participaram de uma reunião para debater os procedimentos dos processos licitatórios elaborados pelo Município para a compra de carne. O encontro aconteceu na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Durante a reunião, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete, esclareceu sobre o programa “Compra Londrina”, que tem como intenção estimular a participação das empresas locais nos certames elaborados pela Prefeitura. Ele também mostrou os valores investidos pelo Município na aquisição de carnes. “Fizemos uma explicação do que é o programa, que visa estimular o empresário local a participar das licitações públicas do Município, e mostramos que há uma possibilidade deles ampliarem seu empreendimento fornecendo materiais e produtos para a Prefeitura. O que será bom para os empresários e bom para o Município, porque o dinheiro pago pela Prefeitura permanecerá na cidade, fazendo girar a economia local”, explicou.
O consultor e gestor da área de ambientes de negócios do Sebrae, Sérgio Osório, participou da palestra e abordou os pontos essenciais que devem ser cumpridos para concorrer nos processos licitatórios. Foram repassados aos presentes informações como os documentos necessários à participação em certames licitatórios, quem está apto para concorrer, quais são as formas de pagamento que o poder público pode fazer aos fornecedores, quais são os prazos a serem cumpridos por ambas as partes, quantos lotes e qual a quantidade de produto que deve ser entregue e distribuído por cada vencedor dos lotes, entre outros esclarecimentos.
As servidoras públicas da área de licitação e de nutrição da Secretaria Municipal de Educação trouxeram informações técnicas sobre a carne utilizada para a merenda escolar. Além disso, o corpo técnico municipal recebeu sugestões, apontamentos e críticas construtivas por parte dos participantes.
Para o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva, o encontro com os fornecedores de carne foi de grande valia, pois apresentou questões trazidas pelo público-alvo que, por vezes, não são levadas em consideração pelos gestores durante a elaboração dos editais públicos. “Foi uma reunião extraordinariamente importante, para percebermos que para despertar o interesse das empresas, temos que conhecer como elas se organizam e a realidade das empresas locais. Para, dessa forma, estruturar o processo licitatório coerente com a organização do mercado. Estamos aprendendo muito um com o outro”, ressaltou.
Cavazotti e Silva lembrou também que, na gestão pública, existe uma prática de unificar as compras em grandes lotes, o que mesmo sendo eficiente, abre mais espaço para a concorrência de grandes empresas. “Para atrairmos de fato as pequenas empresas temos que conhecer a realidade local. Foi isso que a reunião nos mostrou e é o que de fato vamos fazer de forma muito decidida daqui em diante”, finalizou.
Anualmente, a Prefeitura de Londrina investe aproximadamente R$ 6 milhões na aquisição de carnes para a merenda escolar da rede pública, sendo que, com frequência, grandes empresas de outras cidades foram as vencedoras do certame. “A grande maioria das empresas que concorre nas licitações é de fora. Nossa intenção é que os micro e pequenos empresários de Londrina tirem suas dúvidas e comecem a participar dos processos licitatórios. Isso não significa que estamos excluindo os demais interessados, mas sim capacitando a população local para que ela possa concorrer também”, afirmou o diretor de Desenvolvimento da Codel, Atacy de Melo Junior.
Somando-se todas as compras feitas pelo governo municipal, chega-se a R$ 500 milhões aplicados por ano. Por isso, com ação integrante do programa Compra Londrina, a Secretaria Municipal de Gestão Pública iniciou os trabalhos de organização do calendário de compras municipal do segundo semestre deste ano e de 2018. Com ele em mãos, os técnicos da pasta e da Codel farão outras reuniões setoriais com os empresários.
Por meio das sugestões, críticas e apontamentos trazidos pelos micro e pequenos empreendedores será possível introduzir, quando a lei permitir, modelos que sejam coerentes com a organização do mercado local e que atendam aos princípios da administração pública, preservando a eficiência, economicidade e o interesse público.
Essa foi a primeira reunião setorial organizada no Município de Londrina. Foram convidados para participar todos os fornecedores cadastrados e regularizados na Secretaria Municipal de Fazenda, o que totalizou 211 estabelecimentos. Estiveram presentes representantes da Codel, Acil, SEBRAE, Observatório de Gestão Pública, Procuradoria-Geral do Município, Controladoria-Geral do Município e das Secretarias de Gestão Pública e de Educação, além dos fornecedores de carne.
Compra Londrina - A reunião especializada faz parte do programa “Compra Londrina”, que objetiva estimular os empresários das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) locais a participarem dos processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Londrina. O programa busca promover, de forma permanente, e com a participação da sociedade civil organizada, a inclusão e a capacitação dos empreendedores locais para gerar emprego, renda e fortalecer a economia de Londrina.
Segundo os dados oficiais, a Prefeitura de Londrina investe cerca de R$ 500 milhões anualmente em compras diversas (alimentos, produtos de limpeza, combustíveis e outros). Deste montante, apenas R$ 60 mil ficam em empresas de Londrina. Dentre todas as aquisições feitas pelo Município, os micro e pequenos empresários representam somente 14% a 18% dos fornecedores. Com o “Compra Londrina”, a expectativa é que cerca de R$ 320 milhões, ou seja, 80% do investido em compras fique na cidade e seja destinado aos concorrentes locais.
Os interessados em saber mais sobre o assunto podem acessar o site www.compralondrina.com.br. A página tem dados sobre o projeto, traz o cronograma de atividades e editais de licitações abertos, e disponibiliza um espaço para os órgãos públicos que desejam divulgar suas demandas de compra e empresas privadas que queiram expandir seus negócios em diversos segmentos.

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